Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11827
Título: A formação de um novo subcentro: a Rua Josefa Taveira, Mangabeira: João Pessoa – PB
Autor(es): Carmo, Katia Cilene do
Palavras-chave: Urbanização
João Pessoa - Paraíba
Mangabeira - conjunto habitacional
Subcentro
Comercio
Data do documento: 2-Jun-2016
Resumo: Na segunda metade do século XX, o fenômeno de urbanização se intensificou na cidade de João Pessoa-PB. E na tentativa de atender a demanda populacional, os órgãos governamentais financiaram a construção de conjuntos habitacionais, a exemplo do conjunto Tarcísio de Miranda Burity, conhecido como Mangabeira. Com o crescimento da malha urbana aos poucos as atividades econômicas, antes localizadas exclusivamente no centro principal, se instalaram nas novas áreas da cidade, iniciando assim, o processo de descentralização, e consequentemente, influenciando a formação dos denominados subcentros. Assim, esta pesquisa tem por objetivo abordar o processo de formação do subcentro comercial, estabelecido na Rua Josefa Taveira, em Mangabeira. O aumento da quantidade de estabelecimentos comerciais, na principal via do bairro, a descaracteriza como residencial e, expressa às transformações espaciais ocorridas ao longo dos trinta e um anos de existência do bairro. O trabalho foi estruturado metodologicamente em etapas. Inicialmente, foi realizada a pesquisa bibliográfica e documental, e em seguida, uma pesquisa “in loco”, com registros fotográficos, além de visitas a órgãos nacionais, estaduais e municipais. O desenvolvimento da pesquisa possibilitou a caracterização da área de estudo como subcentro, e a constatação da importância significativa que o bairro de Mangabeira possui diante do espaço urbano de João Pessoa, ficando ainda evidente que, o intenso comércio e os serviços situados a Rua Josefa Taveira, atendem não só a demanda da população local, mas, também aos bairros circunvizinhos.
Descrição: CARMO, K. C do. A formação de um novo subcentro: a Rua Josefa Taveira, Mangabeira: João Pessoa – PB. 2015. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11827
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDFC-PDF - KATIA CILENE DO CARMO.pdf12.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.