Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11871
Título: A influência do Calvinismo no processo de fundação e desenvolvimento dos Estados Unidos
Autor(es): Peres, Thomas Ewerton Laurindo Pessoa
Palavras-chave: Calvinismo
Estados Unidos
Reforma Protestante
Data do documento: 25-Out-2016
Resumo: O Calvinismo eventualmente se estabeleceu não somente como força religiosa-eclesiástica, mas também como uma tradição que culminou no desenvolvimento econômico político e social. Teve influência direta e considerável para a fundação e nascimento da estrutura republicana de governo. Esse projeto foi elaborado para se compreender como o Calvinismo atribuiu valores no processo de construção dos Estados Unidos, a partir de sua eclosão no século XVI. Baseado no contexto histórico analisar-se-á o desenvolvimento calvinista nos Estados Unidos, existente por conta do transplante de igrejas europeias e instituições religiosas. Conjuntamente, apresentar a forma que os preceitos de João Calvino se estabeleceram na região. E observar a consequência nas estruturas políticas, culturais e econômicas. A forte ligação do Calvinismo com a construção dos Estados Unidos pode ser considerada como um alicerce. Em si, a temática em evidência mostrava um desejo de autonomia da Igreja para com o Estado, e havia uma atitude “distintamente agradável” para com o republicanismo, que foi trazido à fruição. Aos poucos, o pensamento calvinista estabeleceu um estilo de vida permanente para com a sociedade. Nesse sentido, esse artigo visa explanar sobre a influência do Calvinismo no processo de formação e desenvolvimento dos Estados Unidos. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório que busca conhecer e descrever os fatos historicamente e absorver o conteúdo de suas implicações, tendo como base a pesquisa bibliográfica. Além do mais, utilizou-se do método qualitativo, centrando-se na compreensão e explicação da dinâmica das relações sociais.
Descrição: PERES, T. E. L. P. A influência do Calvinismo no processo de fundação e desenvolvimento dos Estados Unidos. 2016. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11871
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thomas Ewerton Laurindo Pessoa Peres.pdfThomas Ewerton Laurindo Pessoa Peres1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.