Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11873
Título: Soft power reverso? a China e a utilização de Hollywood como uma ferramenta política a seu favor
Autor(es): Melo, Anderson Cordeiro de
Palavras-chave: Cinema
Hollywood
China
Data do documento: 28-Out-2016
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar a forma como os chineses têm se desenvolvido na cinematografia, e, principalmente, têm financiado a indústria cinematográfica hollywoodiana utilizando-a para transmitir sua mensagem ao mundo. Dessa forma, busca-se, por meio dos conceitos de Indústria Cultural, de sociedade tecnológica, de hegemonia consentida e de Soft Power, refletir a cerca do papel do cinema como uma ferramenta capaz de influenciar os indivíduos de maneira a moldar suas vontades e seu comportamento. Posteriormente, busca-se estudar a utilização de Hollywood como ferramenta política pelos Estados Unidos, o desenvolvimento do poder brando chinês e, por fim, analisar se o cenário em que a China utiliza um instrumento de propagação do ideal e dos valores americanos com o objetivo de transmitir sua mensagem representa uma inversão de soft power. Esta pesquisa se dá de maneira bibliográfica, por meio da leitura de livros, artigos científicos e noticiais que fundamentem o objetivo do trabalho.
Descrição: MELO, A. C. de. Soft power reverso? a China e a utilização de Hollywood como uma ferramenta política a seu favor. 2016. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11873
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anderson Cordeiro de Melo.pdfAnderson Cordeiro de Melo662.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.