Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11889
Título: Relação família e escola: dos pontos favoráveis às dificuldades
Autor(es): Sales, Jéssica da Costa Rodrigues
Palavras-chave: Família
Escola
Aprendizagem
Data do documento: 2016
Resumo: Este trabalho trata sobre a relação família e escola, enfatizando a importância da parceria dessas instituições sociais no tocante as contribuições na melhoria do processo ensino-aprendizagem e formação humana, destacando os desafios atuais. O campo de estudo foi a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Juberlita Pereira da Costa, localizada no Sítio Contendas, zona rural do Município de Guarabira – PB. A relação família e escola precisa acontecer de forma constante e consciente visto que, a vida escolar e a familiar são simultâneas e complementares. A pesquisa teve como objetivo geral conhecer a parceria entre a família e a escola e suas contribuições na melhoria do processo ensino-aprendizagem. Para tanto, utilizamos observações, entrevista não estruturada e questionários com os professores, o gestor e alguns pais e/ou responsáveis dos alunos. Constatou-se que, a relação da família com a escola acontece de maneira positiva, percebendo a participação dos pais como fator que contribui de maneira favorável no processo ensino e aprendizagem e melhora no comportamento dos educandos. Considera-se que ambas – família e escola – necessitam firmar um pacto de colaboração mútua, baseado na cooperação e respeito, que se reflita positivamente na vida escolar. Assim, cabem aos pais e à escola a preciosa tarefa de vivenciarem juntos o processo educativo da criança.
Descrição: SALES, J. da C. R. Relação família e escola: dos pontos favoráveis às dificuldades. 2016. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11889
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssica da Costa Rodrigues Sales.pdfJéssica da Costa Rodrigues Sales1.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.