Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11924
Título: Difusão cultural no arquivo permanente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba
Autor(es): Ferreira, Emmanuelle Pereira
Palavras-chave: Arquivo permanente
Difusão cultural
Função social do arquivo
Data do documento: 25-Out-2016
Resumo: Nos Arquivos permanentes os documentos são preservados em função do seu uso histórico, cultural e social, além do mais, é nesta fase que os documentos são caracterizados como de interesse público. Estes arquivos assumem um papel fundamental na construção do conhecimento da sociedade, são verdadeiros lugares de informação, memória e cultura. Desse modo, o arquivo precisa assumir a sua função social, contribuindo na efetivação da memória da sociedade. Assim sendo, é através da difusão cultural que pode-se conquistar esse objetivo, este serviço torna-se indispensável para interligar Arquivo e sociedade. A presente pesquisa teve como objetivo geral propor ações de difusão cultural no Arquivo permanente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, visto que, este acervo apresenta um relevante valor para a história e a cultura da sociedade paraibana, nele estão custodiados documentos que marcaram a construção e o desenvolvimento da política no estado. No percurso metodológico, o estudo possui abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. Quanto ao instrumento de coleta de dados, utilizou-se o questionário semiestruturado aplicado aos servidores e estagiários do arquivo. As análises dos dados evidenciaram que o arquivo tem a função principal de atender as demandas administrativas, não explorando a sua função de cunho social, contatou-se também, a inexistência de serviços que promovam as atividades do arquivo. Desse modo, a investigação proporcionou sugerir atividades de difusão cultural, considerando as reais necessidades do arquivo. Portanto, percebe-se que as atividades de difusão cultural são de extrema importância para os arquivos, por proporcionar a ampliação da disseminação da informação, dessa forma, a sociedade passa a ter conhecimento do seu verdadeiro papel social, e passam a visitá-los com maior frequência.
Descrição: FERREIRA, E. P. Difusão cultural no arquivo permanente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. 2016. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11924
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emmanuelle Pereira Ferreira.pdfEmmanuelle Pereira Ferreira1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.