Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11936
Título: Variação temporal da ictiofauna em um reservatório eutrófico no semiárido da Paraíba
Autor(es): Lima, Railla Maria Oliveira
Palavras-chave: Ictiofauna
Eutrofização
Reservatório eutrófico
Ecologia aquática
Data do documento: 4-Nov-2016
Resumo: A eutrofização um processo natural e comum no semiárido brasileiro, em que ocorre aumento de nutrientes nos corpos d"água, sua principal característica antrópica é a quebra da homeostasia dos ecossistemas aquáticos, alterando a dinâmica dos mesmos. Com o aumento da produtividade primária, os demais níveis tróficos sofrem direta influência, seja em composição ou e em densidade das espécies. Esse processo influencia a comunidade de peixes, que sofrem alterações com a diminuição do oxigênio. A ictiofauna tem grande importância na estruturação e equilíbrio do ecossistema , assim como econômica na produção pesqueira e ornamentação O presente estudo tem como objetivo analisar a variação temporal da riqueza e abundância da ictiofauna do reservatório de Argemiro de Figueiredo. Foram realizadas amostragens mensais no período de Outubro/2014 a Julh/2015 utilizando redes de arrasto, tarrafa e redes de espera. O índice de Constância (C) foi determinado, segundo Dajoz, seguida de análise de diferenças no padrão de abundância, riqueza e biomassa dos organismos. A família Cichilidae demonstrou maior riqueza com representantes de espécies Oreochromis niloticus e a Plagioscion squamosissimus, conhecida popularmente por corvina, mais abundante na amostragem. Foi possível observar que a riqueza de espécie variou proporcionalmente ao volume do reservatório e que espécies introduzidas com resistência á níveis inferiores de oxigênio, obtiveram sucesso em situações críticas e são constantes e abundantes no ecossistema. Os resultados mostram que a riqueza de espécies, número de indivíduos e biomassa foram respectivamente proporcional ao volume de água.
Descrição: LIMA, R. M. O. Variação temporal da ictiofauna em um reservatório eutrófico no semiárido da Paraíba. 2016. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11936
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Railla Maria Oliveira Lima.pdfPDF - Railla Maria Oliveira Lima769.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.