Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11939
Título: Influência da atividade física na melhoria da qualidade de vida dos servidores técnicos administrativos da UEPB
Autor(es): Teodomiro, Rauny Souza
Palavras-chave: Saúde
Índice de Massa Corporal
Qualidade de vida
Atividade física
Data do documento: 20-Out-2016
Resumo: O presente artigo objetivou analisar as influências da prática de atividade física na melhoria da qualidade de vida (QV) de servidores da UEPB, comparando-os entre si, considerando o gênero (masculino/feminino) e o nível de atividade física (ativo/sedentário); A pesquisa teve caráter Descritiva sendo também uma pesquisa quantitativa. A amostra contou com 50 servidores da UEPB, sendo estes, Técnicos Administrativos do centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS); como instrumento de avaliação foi utilizado o questionário WHOQOL- Abreviado, bem como o protocolo de IMC (Índice de Massa corporal); A amostra foi dividida em dois grupos de igual número (25 em cada) sendo o grupo “GA” contendo pessoas ativas fisicamente e grupo “GS” (controle) contendo pessoas sedentárias. Para a análise estatística dos resultados foi utilizado o IBM® SPSS Statistics versão 20.0. Foi utilizado métodos não paramétricos para os testes de hipótese, utilizando para a comparação entre dois grupos a teste de Mann Whitney e para mais fatores o teste de Kruskal-Wallis, adotando um nível de confiabilidade de 95% em todo o estudo; nos resultados observamos que 56% dos sujeitos eram do sexo feminino, 52% do total era sedentário e mais da metade da população (54%) apresenta sobrepeso segundo a classificação da Organização Mundial de Saúde para o IMC, quando observado a variável gênero o IMC apontou que a maioria das mulheres apresenta um peso normal (n=16), enquanto que os homens prevalecem com excesso de peso (n=16). Já para o nível de QV observou-se que houve diferença significativa entre os grupos ativo e sedentário no domínio psicológico já nos demais domínios não foi observado significância. Concluímos que a qualidade de vida dos servidores Técnicos administrativos do Centro de ciências biológicas e da saúde da Universidade Estadual da Paraíba quando avaliada pelo instrumento Whoqol-bref, apresentam-se equiparados quando avaliados entre si, dividindo-os em ativos e sedentários e por gênero (masculino e feminino) apresentando diferença significativa apenas no domínio psicológico. Novos estudos se fazem necessários para identificar possíveis fatores que determinam essas alterações na qualidade de vida dos servidores do CCBS, como também pra expandir os conhecimentos sobre qualidade de vida em nossa instituição.
Descrição: TEODOMIRO, R. S. Influência da atividade física na melhoria da qualidade de vida. 2016. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11939
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rauny Souza Teodomiro.pdfPDF - Rauny Souza Teodomiro2.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.