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Título: Laser: Princípios básicos e uma proposta de atividade experimental para o Ensino de Física
Autor(es): Andrade, Felipe Barbosa de
Palavras-chave: Laser
Difração
Óptica
Ensino de Física
Data do documento: 7-Out-2016
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso aborda os princípios básicos do laser, o que inclui suas propriedades (como monocromaticidade, coerência e polarização), sua classificação quanto à emissão do feixe (pulsado ou contínuo) e uma discussão sobre lasers de estado sólido e a gás. Esta abordagem teórica inicial visa conectar os conceitos acima citados a uma aplicação didática, realizada neste trabalho, que pode ser usada em sala de aula para se discutir, de modo qualitativo e quantitativo, o fenômeno de difração. Para tanto utilizamos a técnica de difração de fenda simples, associada ao princípio de Babinet, para medir o diâmetro de um fio de cabelo fazendo uso de um laser de He-Ne (laser a gás de hélio-neônio) emitindo, na região do espectro visível, nos comprimentos de onda do verde (λ= 532 nm) e do vermelho (λ= 665 nm). Foram realizados dois experimentos que mostraram a possiblidade de explorá-los em sala de aula, pois utilizamos fundamentos de óptica geométrica e relacionamos a uma aplicação tecnológica – medida da dimensão de um objeto - como foi o caso, aqui, decorrente da análise e da quantificação do fenômeno da difração do feixe laser.
Descrição: ANDRADE, F. B. de. Laser: Princípios básicos e uma proposta de atividade experimental para o Ensino de Física. 2016. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11941
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