Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11949
Título: Perfil de professores e técnicos administrativos tabagistas de uma instituição de ensino superior relacionado à atividade física e ao sedentarismo
Autor(es): Morais, Cristiane dos Santos
Palavras-chave: Tabagismo
Atividade física
Sedentarismo
Data do documento: 25-Out-2016
Resumo: O presente estudo objetivou investigar o Perfil de Professores e Técnicos Administrativos tabagistas de uma Instituição de Ensino Superior quanto às questões sociodemográficas e econômicas, ao tabagismo e ao Sedentarismo. Por ser um Centro de Saúde, supúnhamos haver um número mínimo de tabagistas e que estes façam atividade física como meio de atenuar os malefícios do tabagismo. Quantificando os que são fisicamente ativos verificamos quais os níveis de atividade física além das motivações de pessoas que fazem parte de um Centro de Saúde para a manutenção do hábito do tabagismo e qual sua relação com questões sociodemográficas e econômicas. Consiste em uma pesquisa do tipo descritiva e transversal com abordagem quantitativa. A amostra foi composta por técnicos e docentes do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde de uma Universidade Pública no Estado da Paraíba. Os instrumentos aplicados foram: o teste autoaplicável ―Teste por que você fuma‖, um questionário com características sociodemográficas e econômicas e o Questionário Internacional de Atividade Física - IPAQ. As respostas coletadas foram processadas através do programa Excel for Windows e após, traçou-se um perfil destes tabagistas. Conclui-se que a maioria da nossa amostra encontra-se muito ativa fisicamente e que suas motivações para manutenção do hábito de fumar foram o prazer, relaxamento e a ansiedade.
Descrição: MORAIS, C. dos S. Perfil de professores e técnicos administrativos tabagistas de uma instituição de ensino superior relacionado à atividade física e ao sedentarismo. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11949
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cristiane dos Santos Morais.pdfPDF - Cristiane dos Santos Morais691.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.