Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11952
Título: Qualidade de vida e capacidade de enfrentamento de mulheres com câncer em Quimioterapia
Autor(es): Araújo, Ana Paula Pereira de
Palavras-chave: Câncer de mama
Quimioterapia
Saúde da mulher
Qualidade de vida
Data do documento: 6-Out-2016
Resumo: O câncer de mama afeta de forma significativa a qualidade de vida da mulher. A identificação dos principais fatores influenciadores no processo de enfrentamento da doença permite uma intervenção “mais humana”, considerando as necessidades da paciente. Assim, o estudo objetiva identificar a qualidade de vida e as estratégias de enfrentamento de mulheres com câncer de mama em quimioterapia. Trata-se de uma pesquisa transversal, quantitativa, realizada no Hospital Universitário Alcides Carneiro – CG. Como resultado verificou-se que maioria das mulheres possuíam entre 60 e 69 anos (22%), eram casadas (77,8%), católicas (72,2%), com fundamental completo (50%), e haviam realizado cirurgia da mama (83,3%). A estratégia de enfrentamento mais utilizada foi a com foco na religião. Em relação a qualidade de vida, as mulheres possuíam uma boa percepção de qualidade de vida geral (78,25) . E as mulheres que adotaram com mais intensidade o enfrentamento com foco no problema e na religião tiveram uma boa percepção de qualidade de vida. Desta forma evidencia-se a idade como fator de risco para o câncer de mama, a importância da religiosidade no enfrentamento da doença, e a subjetividade da qualidade de vida, visto que mediante diversos problemas as mulheres relataram boa qualidade de vida.
Descrição: ARAÚJO, A. P. P. de. Qualidade de vida e capacidade de enfrentamento de mulheres com câncer em Quimioterapia. 2016. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11952
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Paula Pereira de Araújo.pdfPDF - Ana Paula Pereira de Araújo960.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.