Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11954
Título: Identificação da frequência da ansiedade em idosos: Revisão bibliográfica
Autor(es): Costa, Joyce Kelly Cordeiro
Palavras-chave: Saúde do idoso
Envelhecimento
Ansiedade
Qualidade de vida
Data do documento: 31-Out-2016
Resumo: De acordo com dados do IBGE, a população idosa no Brasil é atualmente de 22,9 milhões (11,34% da população) O Brasil é considerado um país ainda jovem, mas as alterações no comportamento da população idosa já são notadas. A velhice é um período onde ocorrem algumas mudanças que ocasionam sérios impactos na vida diária dos idosos, diminuindo a qualidade de vida. Embora, haja alguns transtornos mais presentes nos idosos, como o s déficits cognitivos, depressão entre outras morbidades, as alterações psíquicas e, entre essas a ansiedade, está relacionada diretamente com o grau de satisfação do individuo idoso. Nesse sentido, esse estudo se propõe a identificar as características da ansiedade nas pessoas idosas correlacionando-as ao sexo e faixa etária. A pesquisa do tipo revisão bibliográfica foi feita a partir de uma busca sistematizada nas bases de dados vinculadas à Biblioteca Virtual em Saúde (bvs.br). Foi feita a seleção de artigos a partir dos descritores ansiedade e idosos, nos períodos de 2005 a 2015. A partir das pesquisas feitas nas bases de dados identificamos 2.207 estudos e artigos sobre a ansiedade nos idosos, entre estes 1.386 estavam dentro do período, no entanto 1.254 foram excluídos por não estar de acordo com o tema abordado, pois não estavam dentro do período dos dez anos estudados, restando assim 132 estudos com o tema ansiedade em idosos, mas apenas 38 foram analisado, pois os 94 restantes falavam de ansiedade e idosos apenas nos resumos. O acometimento de doenças no idoso o torna exposto a fatores de risco, com o isolamento, as alterações no comportamento e a falta de tratamento adequado para sua faixa etária, esses problemas colaboram para o declínio da qualidade de vida e o comprometimento de suas condições físicas e mentais. Nesse sentido ressalta -se a importância da qualificação dos serviços de saúde e profissionais da saúde que devem promover uma terapêutica ampliada, a fim de contemplar o respeito dos direitos do idoso a partir dos preceitos éticos e humanistas, garantindo assim a satisfação das necessidades destes pacientes.
Descrição: COSTA, J. K. C. Identificação da frequência da ansiedade em idosos: Revisão bibliográfica. 2016. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11954
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joyce Kelly Cordeiro Costa.pdfPDF - Joyce Kelly Cordeiro Costa704.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.