Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11955
Título: O uso da solução glicosada em neonatos durante o procedimento de aspiração: uma revisão sistematizada
Autor(es): Sousa, Brenda Karoliny Rodrigues de
Palavras-chave: Solução glicosada
Dor
Neonato
Aspiração
Data do documento: 31-Out-2016
Resumo: Introdução: A prática fisioterapêutica é parte da assistência multidisciplinar aos neonatos sob cuidados intensivos, procurando evitar e, quando necessário, minimizar as complicações respiratórias decorrentes da própria prematuridade, na busca pela promoção de uma evolução clínica favorável. Na unidade de tratamento intensivo neonatal, a técnica de aspiração é realizada rotineiramente em neonatos com presença de secreções nas vias aéreas, sendo considerada um dos procedimentos de maior frequência, sendo percebidos como doloroso e muito doloroso na escala de dor. Em contrapartida, a glicose oral é uma das medidas não- farmacológicas que tem sido utilizada para o controle da dor. Objetivo: verificar o uso da solução glicosada em neonatos durante o procedimento de aspiração. Metodologia: As buscas foram realizadas nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Portal Regional da BVS. Os seguintes critérios para inclusão dos artigos científicos foram: artigos encontrados nas bases de dados Scielo e Portal Regional da BVS, resumos e textos completos, artigos no idioma português, artigos publicados de 2010 a 2015. Os critérios de exclusão foram: artigos de revisão, publicações apresentadas em congressos e simpósios, artigos que não relacionavam a solução glicosada com a dor no neonato e a aspiração. Resultados: A busca inicial resultou em 98 artigos e desses, apenas 2 relacionavam a solução glicosada com a dor no neonato e a aspiração. Discussão: Os estudos encontrados, foram resultados de entrevistas realizadas no ambiente hospitalar, mais precisamente, em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal. Foi percebido que as profissionais entrevistadas consideram a aspiração como procedimento doloroso e que durante a realização de procedimentos dolorosos, fazem uso de medidas não- farmacológicas, dentre elas, o uso da solução glicosada a 25% Conclusão: A solução glicosada tem efeitos benéficos quanto à analgesia durante a realização de procedimentos dolorosos no neonato, mas ainda é necessário a realização de estudos que mostrem mais especificamente a sua ação durante a aspiração.
Descrição: SOUSA, B. K. R. de. O uso da solução glicosada em neonatos durante o procedimento de aspiração: uma revisão sistematizada. 2016. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11955
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Brenda Karoliny Rodrigues de Sousa.pdfPDF - Brenda Karoliny Rodrigues de Sousa547.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.