Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11958
Título: Fatores da Síndrome de Burnout como preditores da depressão em policiais militares
Autor(es): Santos, Cassiano Sabino dos
Palavras-chave: Depressão
Policiais militares
Psicologia do trabalho
Síndrome de Burnout
Data do documento: 21-Out-2016
Resumo: burnout é uma síndrome psicológica que se desenvolve como uma reação aos estressores crônicos no trabalho, sendo constituída de três dimensões interrelacionadas: Exaustão Emocional (EE), Cinismo (CI) Eficácia no Trabalho (ET). Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o poder preditivo dos níveis de burnout sobre a depressão em policiais do 2º Batalhão Militar de Campina Grande (PB). Contou com a participação de 220 policiais, sendo 84 Soldados, 70 Sargentos, 47 Cabos, 9 Tenentes, 4 Capitães, 3 Subtenentes, 1 Major, 1 Aspirante e 1 Oficial. Os participantes responderam a um protocolo contendo os seguintes instrumentos: Maslach Burnout Inventory – MBI, versão GS, o Questionário de Saúde Geral – QSG-12 e uma Ficha Sociodemográfica. Os resultados indicam elevada Exautão Emocional em 31,4% da amostra, elevado grau de Cinismo em 13%, e baixa Eficácia no Trabalho em 18,6%. Os resultados também indicam que 7,8% apresentam quadro depressivo. A análise da regressão múltipla (linear) hierárquica evidenciam a Exaustão Emocional como forte preditor direto da depressão. Considera-se que os resultados obtidos podem subsidiar o 2º Batalhão na elaboração e implementação de planos de saúde voltados à melhoria da saúde dos Policiais Militares e voltados a reestabelecer o equilíbrio emocional do percentual que se encontra em depressão.
Descrição: SANTOS, C. S. dos. Fatores da Síndrome de Burnout como preditores da depressão em policiais militares. 2016. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11958
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cassiano Sabino dos Santos.pdfPDF - Cassiano Sabino dos Santos544.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.