Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11965
Título: Workaholism, alienação e fatores de risco laborais e psicossociais: Uma revisão sistemática na literatura brasileira
Autor(es): Gomes, Thaíla Santiago
Palavras-chave: Workaholism
Riscos laborais
Riscos psicossociais
Trabalho compulsivo
Data do documento: 20-Out-2016
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi realizar uma revisão sistemática para avaliar a prevalência e os fatores de risco laborais e psicossociais da adição ao trabalho (workaholism). Foram pesquisadas as bases do Google Acadêmico PubMed, Lilacs e Scielo, e, conforme a metodologia de revisão sistemática, foram incluídos artigos originais sobre workaholism, alienação, características gerais do estudo, cujo desfecho era a autoavaliação dos preditores para o adoecimento dos trabalhadores e que fossem realizados em cenário brasileiro. Dos 159 e fatores de risco, considerando as estudos encontrados, três atenderam aos critérios de inclusão. Como resultados, foram encontradas variações nos estudos do trabalho compulsivo, apresentando correlação negativa entre a percepção de estar saudável e a qualidade de vida com o comportamento de aditividade de trabalho; como também a dimensão trabalho compulsivo é explicada pela ansiedade do tecnoestresse, atrelada às novas tecnologias de informação e comunicação (TIC’s). Quanto maior a ansiedade, maior o trabalho compulsivo. Por fim, os indivíduos viciados em trabalho comprometem suas relações dentro e fora do trabalho, e principalmente suas relações afetivas com familiares, apresentando maiores sintomas de estresse, tensão e esgotamento. Diante dos dados, pôde-se observar também a necessidade de pesquisas que abarquem o tema nas várias regiões do território brasileiro.
Descrição: GOMES, T. S. Workaholism, alienação e fatores de risco laborais e psicossociais: Uma revisão sistemática na literatura brasileira. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11965
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thaíla Santiago Gomes.pdfPDF - Thaíla Santiago Gomes753.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.