Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11980
Título: Avaliação da atividade antimicrobiana do extrato hidroalcoólico da casca de Schinus terebinthifolius Raddi. através de análise comparativa entre os métodos de difusão em disco e de cavidade em placa
Autor(es): Andrade, Sinthia Francielly Vicente de
Palavras-chave: Etnobotânica
Aroeira
Plantas medicinais
Resistência microbiana
Data do documento: 26-Out-2016
Resumo: A resistência microbiana é um processo biológico natural dos micro-organismos resultante da excessiva utilização de antimicrobianos em práticas clínicas. Diante disso, é necessário buscar novas alternativas terapêuticas. A Schinus terebinthifolius Raddi. (aroeira), família Anacardiaceae, é utilizada por raizeiros para diversos fins curativos, principalmente como antimicrobiano. O estudo teve como objetivo analisar a atividade antimicrobiana do extrato hidroalcoólico da casca de S. terebinthifolius utilizando a análise comparativa entre os métodos de difusão em disco e de cavidade em placa. Na extração dos bioativos foi utilizado álcool a 70º GL, através do método de maceração a frio. Para a análise comparativa dos referidos métodos, o extrato foi testado frente às cepas padronizadas (ATCC) de Staphylococcus epidermidis, S. aureus, Streptococcus agalactiae, Enterococcus faecalis, Candida albicans, C. tropicalis, C. parapsilosis de importância clínica, utilizando a técnica de diluição seriada do extrato. Verificou-se que o extrato hidroalcoólico de S. terebinthifolius possui atividade antimicrobiana frente à S. epidermidis, S. aureus e E. faecalis, e que Staphylococcus epidermidis, S. aureus, Streptococcus agalactiae, os métodos são eficazes na identificação de atividade antimicrobiana do referido extrato, sendo mais efetivo o método de cavidade em placa. Conclui-se que, a casca da S. terebinthifolius apresenta metabólitos ativos com potencial para o desenvolvimento de fitoterápicos. Porém, estudos devem ser realizados com o intuito de ajustar as metodologias para estudos de atividade antimicrobiana.
Descrição: ANDRADE, S. F. V. de. Avaliação da atividade antimicrobiana do extrato hidroalcoólico da casca de Schinus terebinthifolius Raddi. através de análise comparativa entre os métodos de difusão em disco e de cavidade em placa. 2016. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11980
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sinthia Francielly Vicente de Andrade.pdfPDF - Sinthia Francielly Vicente de Andrade1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.