Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11985
Título: Dinâmica de traços morfológicos da comunidade fitoplanctônica em um reservatório urbano
Autor(es): Ferreira, Larissa Macena
Palavras-chave: Eutrofização
Ecologia aquática
Traços ecológicos
Comunidade fitoplanctônica
Data do documento: 3-Nov-2016
Resumo: A classificação funcional do fitoplâncton com base na sua morfologia pode ser utilizado para a previsão do estado ecológico dos ecossistemas, utilizando traços facilmente observáveis, como volume, dimensão linear máxima, área de superfície, presença de mucilagem, flagelos, aerótopos e heterocisto. O objetivo do presente estudo foi investigar quais foram às estratégias adotadas pelo fitoplâncton com base em seus traços morfológicos, em uma escala temporal no açude Bodocongó. Coletas mensais foram realizadas no açude Bodocongó(7º13 '11 "S, 35º 52' 21" W), nos intervalos de Outubro de 2015 a abril de 2016 . Foram mensuradas riqueza, biovolume e morfologia das espécies fitoplanctônicas, além de concentrações de nutrientes fosfatados na água. As condições eutróficas do reservatório Bodocongó, evidenciam baixa qualidade da água. A comunidade fitoplanctônica apresentou 31 , distribuídas nas classes: Chlorophyceae que apresentou 36% do total de táxons registrados, seguida de Cyanophyceae (32%), Bacillariophyceae (19%), Euglenophyceae (7%) e Zygnemaphyceae (6%). A classe Cyanophyceae foi a mais representativa em nível de riqueza específica em todo período amostral. O biovolume total do fitoplâncton apresentou média de 914,1 mm³/L, na qual as cianobactérias foram a melhor representada (90%) por categorias de maior volume, predominando organismos coloniais (Microcystis panniformis Kützing 1846, M. aeruginosa Komárek 2002, Aphacocapsa elachista West 1894 e A. inserta Cronberg & Komárek 1994). A contribuição dos demais grupos foi inferior 10% considerando todo o período estudado. Em relação à morfologia, foi observada uma ampla variedade de formas: esféricas, elipsoides, cilíndrico-curtas, outras alongadas e algumas mais complexas com presença de espinhos, colônias formando cenóbios estrelados ou até mesmo tetraédricos. No entanto apenas um tipo morfológico foi dominante no sistema, as esféricas representadas pela Aphanocapsa, Microcystis e Coelastrum. Além disto, o tamanho destas foi relativamente pequeno comparado aos outros morfotipos. As espécies ao longo do estudo obtiveram morfologias mais simples (esférica e cilíndrica), permitindo- lhes maior persistência e resistência ao ambiente, sendo as cianobactérias estrategicamente mais eficientes dominando toda coluna d‟água. Desta forma, ficou evidente que as condições eutróficas do reservatório afetaram fortemente a trajetória morfo-funcional do fitoplâncton.
Descrição: FERREIRA, L. M. Dinâmica de traços morfológicos da comunidade fitoplanctônica em um reservatório urbano. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11985
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Larissa Macena Ferreira.pdfPDF - Larissa Macena Ferreira799.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.