Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11990
Título: Influência da dor na qualidade de vida de portadores de disfunção temporomandibular
Autor(es): Amador, Vitória Doulavince
Palavras-chave: Disfunção da articulação temporomandibular
Dor facial
Qualidade de vida
Data do documento: 19-Out-2016
Resumo: O objetivo da pesquisa foi avaliar o impacto da dor na qualidade de vida de pacientes com Disfunção Temporomandibular, através de um método de estudo transversal, realizado com 105 pacientes nas Clínicas do Departamento de Odontologia, Campus I, da Universidade Estadual da Paraíba. Realizou-se uma pesquisa quantitativa, utilizando o Questionário de McGill, Escala Visual Analógica (EVA), Questionário de Qualidade de Vida SF-36 e DMF de Fonseca, como instrumentos de coleta de dados. Através de análise estatística descritiva, pôde -se constar que houve predominância feminina (71,4%), com idade média de 31 anos. Quanto à intensidade da dor, avaliada através da EVA, a maioria dos pacientes avaliados apresentou intensidade leve (43,8%). Já quanto à severidade da dor (DMF de Fonseca), houve predominância para DTM moderada (54,3%). Através do Questionário de McGill apenas a subclasse “Que Incomoda” da dimensão avaliativa, obteve 100% de escolha. Conforme foi observado no questionário SF-36, os pacientes com Disfunção Temporomandibular apresentaram escores menores em relação aos domínios limitação por aspectos físicos (média = 29,05) e limitação por aspectos emocionais (média = 44,76). Observou-se uma tendência de que quanto maior é a dor relatada pelo paciente, menor é o valor nos domínios do SF-36. Sendo assim, os aspectos dor e capacidade funcional interferiram no estado geral de saúde; os pacientes com DTM sofreram impacto negativo na qualidade de vida pelo prejuízo dos aspectos físicos e mentais. Além disso, identificou-se que existe uma influência direta da intensidade da dor e consequente incômodo proporcionado, com a qualidade de vida dos participantes avaliados.
Descrição: AMADOR, V. D. Influência da dor na qualidade de vida de portadores de disfunção temporomandibular. 2016. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11990
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vitória Doulavince Amador.pdfPDF - Vitória Doulavince Amador1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.