Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12016
Título: A produção da cachaça na cidade de Alagoa Nova – PB: Avaliação de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o conteúdo de funções orgânicas
Autor(es): Santos, Carlos Antônio Camilo dos
Palavras-chave: Ensino de Química
Aprendizagem
Produção da cachaça
Funções orgânicas
Data do documento: 19-Nov-2015
Resumo: Os documentos oficiais brasileiros para o Ensino de Química apontam a importância de promover um ensino que ajude os alunos a desenvolver competências e habilidades necessárias para articular o conhecimento com as aplicações científicas, tecnológicas, sociais, ambientais numa perspectiva histórica, contextualizada, interdisciplinar e construtivista para a formação crítica do exercício da cidadania. Tais características podem ser incorporadas em uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), que tomam como base um conjunto de teorias de aprendizagem, cujo objetivo é promover uma aprendizagem significativa, partindo daquilo que os indivíduos já trazem como conhecimento prévio. Elas são constituídas por etapas que se articulam apresentando uma sequência lógica que contribuirá no processo de construção do conhecimento. Neste sentido, a presente pesquisa tem como objetivo construir e avaliar uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para trabalhar com o tema gerador „ Produção da Cachaça‟ a partir do estudo das funções orgânicas com alunos do 2° ano do Ensino Médio de uma escola pública do Município de Alagoa Nova - PB.Trata-se de uma pesquisa- ação de natureza quali-quantitativa. O público alvo foram 28 alunos de uma escola pública do Município de Alagoa Nova - PB. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados questionários abertos para os alunos avaliarem a proposta, como também foram elaborados mapas conceituais com objetivo de diagnosticar se os estudantes conseguiram assimilar os conceitos que foram trabalhados ao longo da UEPS. Para análise dos questionários utilizou-se os pressupostos teóricos da análise de conteúdo de Bardin. Já para análise dos mapas conceituais, buscou-se verificar como os estudantes assimilaram as informações e como organizaram estas ideias no mapa conceitual, buscando em seguida fazer uma discussão a luz do referencial teórico da área. Os resultados revelam que os estudantes avaliam positivamente a UEPS, afirmando que ela contribuiu na aprendizagem do tema proposto a partir do uso de uma diversidade de recursos didáticos, bem como a metodologia empregada pelo professor contribuiu para assimilação de muitos conceitos que foram trabalhados ao longo da UEPS. Quanto aos mapas conceituais, é possível perceber que muitos alunos conseguiram assimilar uma diversidade de conceitos que foram trabalhados ao longo da unidade didática. No entanto, alguns estudantes apresentaram dificuldades para organizar tais ideias nos mapas, o que já se esperava por nunca terem trabalhado com tal instrumento ao longo de sua trajetória escolar. Mesmo com tais dificuldades, é possível afirmar que houve aprendizagem significativa a partir da proposta trabalhada.
Descrição: C. A. C. dos. A produção da cachaça na cidade de Alagoa Nova – PB: Avaliação de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o conteúdo de funções orgânicas. 2015. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12016
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carlos Antônio Camilo dos Santos.pdfPDF - Carlos Antônio Camilo dos Santos2.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.