Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12026
Título: Saúde e docência: Uma relação de sentido
Autor(es): Silva, Dilma Maria da
Palavras-chave: Saúde do professor
Saúde ocupacional
Docentes
Logoterapia
Data do documento: 25-Mai-2016
Resumo: Tendo como relevância a representação do professor perante a sociedade, desde de suas atividades pedagógicas, como também, na elaboração de valores, este artigo busca identificar quais fatores numa escola pública de Ensino Médio da Cidade de Orobó –PE, possivelmente tem afetado a saúde dos professores. Parte-se do princípio que, o exercício da profissão docente ao ser composto por situações adversas podem comprometer a saúde física e mental desses profissionais, desencadeando doenças somáticas e psicossomáticas colocando-o por vezes fora de suas atividades. Para atingir os objetivos propostos, foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa, teve-se como técnica a análise do conteúdo proposta por Bardin (2009). Utilizou-se como instrumento de coleta de dados entrevista semiestruturada. Contudo, considerou-se a insatisfação e desconforto dos professores diante das situações adversas, atingindo o emocional desses profissionais. Possivelmente, dando espaço ao cansaço físico e mental, desestimulando a busca pela resposta do seu trabalho, perdendo assim, o sentido da profissão. No mais, desencadeando doenças físicas e psicológicas.
Descrição: SILVA, D. M. da. Saúde e docência: Uma relação de sentido. 2016. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12026
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dilma Maria da Silva.pdfPDF - Dilma Maria da Silva620.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.