Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12027
Título: O Estágio Supervisionado na formação de professores de Química: Um diagnóstico das concepções e experiências vivenciadas por alunos no âmbito da UEPB
Autor(es): Lucena, Idris Lamarque Pereira
Palavras-chave: Ensino de Química
Formação docente
Estágio Supervisionado
Data do documento: 3-Dez-2015
Resumo: O Estágio supervisionado é uma exigência da Lei (LDB) nº 9394/96 nos cursos de formação de professores, apresentando-se como um componente curricular que deve ser realizada pelos alunos do curso de Licenciatura e deve cumprir uma carga horária pré-estabelecida pela instituição de Ensino. Nesse sentido, ele se apresenta como importante locus de construção dos saberes docentes tendo em vista sua característica como espaço de interlocução entre a universidade e a escola. Essa interconexão teoria versus prática se constitui de uma interação entre o saber e o fazer, como também entre os conhecimentos acadêmicos que são construídos nas disciplinas e a necessidade de entender e enfrentar os problemas vivenciados a partir das situações do cotidiano da escola. Portanto, torna-se importante descrever o papel das universidades e da escola no processo de formação dos alunos, buscando diagnosticar aspectos positivos e negativos em relação às experiências vivenciadas por tais sujeitos. Pensando nestas questões, a presente pesquisa tem como objetivo diagnosticar entre os estudantes do curso de Licenciatura em Química, quais as suas concepções e experiências no campo de estágio supervisionado descrevendo as potencialidades e limitações observadas em sua prática no contexto da sua formação na UEPB. Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa. O público alvo foram 13 licenciandos que estão cursando o ultimo período do curso de Licenciatura Plena em Química no semestre 2015.1. Como instrumento de coleta de dados, foram aplicados um questionário contendo 7 questões abertas. Para análise dos dados utilizou-se os pressupostos teóricos da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados revelam que os estudantes não conseguiram apresentar concepções coerentes frente ao papel do estágio supervisionado na formação de professores. Muitos revelam que não receberam uma formação necessária para lidar com a realidade do campo de estágio.
Descrição: LUCENA, I. L. P. O Estágio Supervisionado na formação de professores de Química: Um diagnóstico das concepções e experiências vivenciadas por alunos no âmbito da UEPB. 2015. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12027
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Idris Lamarque Pereira Lucena.pdfPDF - Idris Lamarque Pereira Lucena762.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.