Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12029
Título: Formação profissional em Educação Física: O caso da Licenciatura Plena da UEPB
Autor(es): Melo, Zarlan da Costa
Palavras-chave: Projeto Pedagógico de Curso
Educação Física
Políticas pedagógicas
Estrutura curricular
Data do documento: 18-Mai-2016
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o atual Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do curso de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Para isso, foi realizado um levantamento de dados bibliográficos e documentais que relatam assuntos intimamente relacionados com a revisão do currículo, podendo-se assim estudá-los e referencia-los, servindo como fundamentos para possibilitar as análises da pesquisa. Este estudo possui um caráter bibliográfico e documental e um delineamento transversal, coletando informações de fontes alternativas com base jurídica, dentre elas Resoluções, Leis e Pareceres, e os Projetos Políticos Pedagógicos de outras Instituições de Ensino Superior (IES) e documentos apresentados por grupos de pesquisa da área da Educação Física. Este trabalho se justifica na busca do entendimento da realidade do curso de Educação Física da UEPB, na tentativa de apresentar à comunidade acadêmica as implicações acerca do atual modelo de formação e, também de apresentar argumentos à necessária ampliação dos conhecimentos do referido curso. Foi constatado que o PPC do curso de Licenciatura Plena em Educação Física da UEPB possui características que atendem as duas áreas de formação, da Licenciatura e do Bacharelado. Contudo, necessita de uma reformulação no eixo de Conhecimentos Identificadores de Aprofundamento, ou seja, da Formação Específica do PPC. Neste debate, a Licenciatura de Caráter Ampliado surge como uma possível solução a este conflito, onde se apresenta novas características que atendem a proposta de unificação, já que possibilita um único curso na base da Licenciatura.
Descrição: MELO, Z. da C. Formação profissional em Educação Física: O caso da Licenciatura Plena da UEPB. 2016. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12029
ISSN: CDD 796.077
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Zarlan da Costa Melo.pdfPDF - Zarlan da Costa Melo2.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.