Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12032
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Amanda Nunes Simão da-
dc.date.accessioned2016-12-06T19:08:02Z-
dc.date.available2016-12-06T19:08:02Z-
dc.date.issued2016-09-16-
dc.identifier.otherCDD 370.115-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12032-
dc.descriptionSILVA, A. N. S. da. O ensino de Química desenvolvido com alunos surdos em uma escola especializada do município de Campina Grande – PB. 2016. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractA educação especial vem sendo marcada no Brasil pelo atendimento a pessoas com deficiência, tendo como iniciativa o acesso destas pessoas as instituições escolares especializadas. No âmbito das políticas públicas educacionais, percebe-se nos últimos anos, um aumento quantitativo no acesso de crianças e jovens com deficiência na escola, atribuindo a esta, grande parte da responsabilidade na tarefa de desenvolver uma educação inclusiva que atenda a todos. As pesquisas revelam que este ensino não tem proporcionado aos estudantes um atendimento adequado com condições de permanência no espaço escolar. No que se refere ao Ensino de Química para pessoas surdas, os sujeitos enfrentam dificuldades de aprendizagem, tendo relação com o processo de aquisição da leitura e da escrita do português, onde os sujeitos não adquirem a linguagem oral de forma espontânea, tendo desempenho na escrita e na interpretação da língua portuguesa extremamente precária. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo diagnosticar como está sendo trabalhado o ensino de Química com alunos surdos em uma escola especializada do Município de Campina Grande-PB. Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa. O público alvo foram 45 alunos do Ensino Médio. Como instrumentos de coleta de dados foram aplicados questionários abertos. Os dados foram categorizados a partir da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados indicam que os alunos apresentam dificuldades para aprender Química, revelando não gostar da disciplina, como também não conseguem aprender os conteúdos com o professor de Química e nem com o intérprete de libras.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Thiago Pereira da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.titleO ensino de Química desenvolvido com alunos surdos em uma escola especializada do município de Campina Grande – PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Nunes Simão da Silva.pdfPDF - Amanda Nunes Simão da Silva843.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.