Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12083
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Carlos Alberto de Sousa-
dc.date.accessioned2016-12-16T13:35:06Z-
dc.date.available2016-12-16T13:35:06Z-
dc.date.issued2016-11-30-
dc.identifier.otherCDD 371.33-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12083-
dc.descriptionLIMA, C. A. S. Educação e mídias: a utilização das mídias eletrônicas na formação do aluno de escola pública da cidade de Brejo do Cruz-PB. 2016. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2016.pt_BR
dc.description.abstractA relação entre mídia e educação ainda é uma relação passível de discussão e análise, este é o objetivo deste trabalho: investigar o papel das mídias na formação intelectual/cognitiva do aluno/educando a partir da análise de respostas dadas por alunos e professores a questionários que abordaram essa questão central. Diante dessa meta foram empreendidos esforços para se trabalhar com as pesquisas bibliográficas e de campo, para tanto, utilizamos alguns instrumentos metodológicos, como a observação e aplicação de questionário com alunos de uma escola pública situada na cidade de Brejo do Cruz, no estado da Paraíba. O problema de pesquisa se caracteriza pela seguinte questão: Após décadas de inserção, as mídias conseguiram de fato revolucionar a educação? Diante do processo de investigação traçado para a obtenção dos resultados, verificamos a necessidade de uma adesão mais profunda à utilização das mídias em sala de aula, não é o fato de termos a tecnologia na escola que fará diferença para o aprendizado do aluno. Para a realização da presente pesquisa, baseamo-nos nos trabalhos de pesquisas como o da Fundação Victor Civita, Parâmetros Curriculares Nacionais e teoricamente nas contribuições de José Manuel Moran (2000), Edgar Morin (2002) entre outros. Conseguimos constatar a necessidade urgente de investir na formação do professor, para que de fato ele possa agir de forma crítica e ser agente de transformação do processo de ensino e aprendizagem, como também a necessidade de ver incluído o uso das mídias no currículo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Carolina Coeli R. Batista de Araujopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.titleEducação e mídias: a utilização das mídias eletrônicas na formação do aluno de escola pública da cidade de Brejo do Cruz-PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carlos Alberto de Sousa Lima.pdf730.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.