Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12093
Título: Crescimento inicial de plântulas de Sapindus saponaria L. em função de diferentes substratos
Autor(es): Sena, Eduarda de Souto
Palavras-chave: Espécie florestal
Saboneteira
Emergência
Produção de mudas
Data do documento: 29-Nov-2016
Resumo: Sapindus saponaria L. é uma árvore de grande porte distribuída especialmente na região Amazônica, sendo de grande importância para o reflorestamento de áreas degradadas, na construção civil e confecção de brinquedos. Objetivou-se estudar o efeito de diferentes substratos na emergência e crescimento inicial de plântulas de S. saponaria. O experimento foi conduzido no Centro de Ciências Humanas e Agrárias da Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, PB. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado (DIC) e os tratamentos compostos por 9 substratos: areia (S1); vermiculita (S2); húmus (S3); terra de subsolo (S4); areia + vermiculita na proporção 1:1 (S5); areia + húmus na proporção 1:1 (S6); areia + terra de subsolo na proporção 1:1 (S7); vermiculita + húmus na proporção 1:1 (S8) e vermiculita + terra de subsolo na proporção 1:1 (S9); em quatro repetições de 25 sementes. Foram avaliadas as seguintes variáveis: porcentagem de emergência, índice de velocidade de emergência (IVE), comprimento de raiz principal e parte aérea e massa seca das raízes e da parte aérea das plântulas. Diante dos resultados, constatou-se que os substratos húmus (S3), areia + húmus na proporção 1:1 (S6), areia + terra de subsolo na proporção 1:1 (S7), vermiculita + húmus na proporção 1:1 (S8) são os mais eficientes para promover a emergência e o crescimento inicial de plântulas de S. saponaria L.
Descrição: SENA, E. S. Crescimento inicial de plântulas de Sapindus saponaria L. em função de diferentes substratos . 2016. 10f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12093
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eduarda de Souto Sena.pdf594.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.