Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12094
Título: Desafios enfrentados pelos professores orientadores do estágio supervisionado
Autor(es): Solano, Alane Rayane Sales
Palavras-chave: Formação docente
Desafios
Estágio
Data do documento: 24-Nov-2016
Resumo: O Estágio Supervisionado é uma forma de introduzir o universitário na realidade da escola, com o auxílio de profissionais experientes que proporcionam orientação e assistência na solução de questões inerentes ao processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo identificar os desafios enfrentados pelos professores orientadores na realização do Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias do Campus IV da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e apontar caminhos para melhoria da realização do estágio e consequentemente da formação docente. A pesquisa foi conduzida em 2016 na Escola Agrotécnica do Cajueiro, Campus IV da UEPB localizado no município de Catolé do Rocha-PB. Foi realizado um estudo de caso a partir da coleta dos dados, do qual foi utilizado o método indutivo e como instrumento de pesquisa, foi aplicado um questionário contendo cinco perguntas abertas que foram aplicadas aos professores orientadores do estágio. Após a coleta dos dados, as respostas foram analisadas de forma individual e coletiva. Conclui-se que os grandes desafios enfrentados pelos professores orientadores do estágio é a falta de tempo, tanto para os professores e/ou estagiários, a falta de condições adequadas de trabalho e experiência profissional dos estagiários. Os caminhos apontados para melhoria do desenvolvimento do estágio foram: melhores condições de trabalho em sala de aula; maior tempo no estágio; o aluno estagiário deve superar o medo e a insegurança para assumir a sala de aula e o professor supervisor de Estágio deve acompanhar efetivamente o aluno durante o desenvolvimento do estágio, para apoiá-lo nesse momento de colocar a teoria em prática.
Descrição: Desafios enfrentados pelos professores orientadores do estágio supervisionado. 2016. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12094
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alane Rayane Sales Solano.pdf748.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.