Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12098
Título: O bilinguismo como perspectiva de ensino da língua portuguesa para surdos
Autor(es): Andrade, Beatriz Vieira de
Palavras-chave: Educação Inclusiva
Bilinguismo
Ensino de Português
Data do documento: 30-Nov-2016
Resumo: A partir de diversas discussões sobre educação inclusiva e acerca do ensino da língua portuguesa em uma modalidade bilíngue para alunos surdos é que surge a perspectiva bilíngue de ensino para surdos, na tentativa de proporcionar um meio educativo de maior eficiência para a comunidade surda. Dessa maneira o presente estudo se justifica pelo fato da carência de estudos na área, de forma que contribui tanto para minha formação docente, quanto para a disponibilização de um novo estudo na área de inclusão social. Diante disso, o presente trabalho se propôs a compreender como se dá o ensino da língua portuguesa em uma modalidade bilíngue. Buscamos, principalmente, em Heloísa Maria (2004), Marília da Piedade (2001), Márcia Goldfeld (2002) e Carlos Skiliar (1997, 2010) postulados que serviram de embasamento teórico bibliográfico às considerações feitas ao longo da pesquisa. Realizado o estudo, foi possível constatar que o bilinguismo atua como modalidade eficiente para se ministrar a língua portuguesa, como segunda língua, se tal modalidade for empregada de forma correta por professores capacitados na área.
Descrição: ANDRADE, B. V. de. O bilinguismo como perspectiva de ensino da língua portuguesa para surdos. 2016. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12098
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Beatriz Vieira de Andrade.pdf425.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.