Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12103
Título: A representação do negro no conto "O caso de vara", de Machado de Assis
Autor(es): Lima, Rita de Sousa
Palavras-chave: Literatura Brasileira
Negro
Conto
Data do documento: 2-Dez-2016
Resumo: No âmbito da literatura brasileira, muitas vezes, as realidades sociais são abordadas como elementos temáticos na construção dos textos. Levando em consideração o contexto histórico em que o Brasil se encontrava na segunda metade do século XIX, após a abolição da escravidão, alguns escritores voltam seus olhares para a condição em que o negro vive na sociedade daquela época. Entre eles, destacamos a figura de Machado de Assis, escritor realista que tematizou o negro em algumas de suas obras. Dentro desta perspectiva, este trabalho tenciona mostrar o tratamento dado ao negro no conto “O caso da vara”, de Machado de Assis, seguido de um levantamento de informações sobre a temática abordada, resultando assim, em uma pesquisa de base bibliográfica. Ao longo deste trabalho traremos algumas contribuições dos seguintes teóricos: Proença Filho (2004), Brayner (1981), Salvatore D’onofrio (1995), França (1998), Candido (1976), Brait (2006), entre outros. Desta forma, esperamos que esta pesquisa desperte em seus leitores a sensibilidade e um posicionamento crítico no que se refere à condição do negro em nossa sociedade.
Descrição: LIMA, R. S. A representação do negro no conto "O caso de vara", de Machado de Assis. 2016. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12103
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rita de Sousa Lima.pdf421.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.