Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12105
Título: O negro na literatura infantil: leitura de Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado
Autor(es): Caetano, Elane da Silva Lima
Palavras-chave: Literatura Infantil
Ana Maria Machado
Negro
Data do documento: 2-Dez-2016
Resumo: Este trabalho objetiva analisar a narrativa Menina bonita do laço de fita (1986), de Ana Maria Machado, procurando observar de que modo à autora retrata o negro nesta obra, na qual nos apresenta uma menina princesa. A obra em análise integra uma das composições da Coleção “Barquinho de Papel”, que se destaca pela leveza de linguagem, conforme sugere o título da série e a poesia que se faz presente através de comparações, imagens, ritmos e sonoridades bastante expressivos. Além disso, a narrativa chama a atenção pela maneira positiva com que a autora caracteriza a protagonista da narrativa, desmistificando a ideia veiculada nos contos de fadas tradicionais, que trazem a princesa com pele branca e olhos claros – azuis – no geral. Sendo assim, Ana Maria Machado quebra paradigmas e inaugura uma nova visão do negro na literatura. Também é feito uma ponte entre a obra e o ensino de literatura, demonstrando o papel social que essa obra atribui ao sujeito em fase inicial de leitura. Centralizaremos nossa atenção, assim, na análise dos personagens da narrativa, particularmente a “menina bonita”, que protagoniza a narrativa. Fundamenta teoricamente o trabalho os estudos de Machado (2011), Lajolo (1983), Coelho (2000), dentre outros.
Descrição: CAETANO, E. S. L. O negro na literatura infantil: leitura de Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado. 2016. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12105
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elane da Silva Lima Caetano.pdf661.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.