Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1211
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Simone Pereira da-
dc.date.accessioned2013-07-24T12:43:30Z-
dc.date.available2013-07-24T12:43:30Z-
dc.date.issued2013-07-24-
dc.identifier.otherCDD 320.56-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1211-
dc.descriptionSILVA, S. P. da. Racismo, Preconceito e Discriminação: O papel dos(as) professores(as) na construção da autoestima de crianças negras. 2011. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.pt_BR
dc.description.abstractTemas como intolerância religiosa, escravidão, racismo, dentre outros ainda se tornam assuntos debatidos em nossa sociedade, ou por que não dizer em todo o mundo. Uma nova tendência de pensamentos e ações vem surgindo ao longo dos anos como uma forma de combate e prevenção de atitudes agressivas impulsionadas por uma crença que prega a existência de raças superiores, que devem superar as raças ditas como inferiores, sendo este, um argumento utilizado muitas vezes para justificar o domínio, enquanto estratégia de poder, levando a escravidão, não apenas do corpo, mas da alma de um povo, como também temos exemplos de domínio de determinados povos por outros, ressaltando em alguns o complexo de inferioridade, exemplo muito claro vivenciado na história de nosso País. Da mesma forma que episódios como os genocídios que ocorreram durante toda a história de nossa humanidade, são fatos presentes em nossa história e que devem ser debatidos com clareza dos fatos. Dessa forma o presente trabalho tem como finalidade expor a figura do professor enquanto colaborador e disseminador de conhecimento, por sua postura em sala de aula diante sua colaboração na construção da autoestima das crianças negras em seu processo de ensino e aprendizagem. O racismo tem assumido formas muito diferentes ao longo da história, cabe a nós, enquanto educadores desconstruir essa imagem de marginalização para que essas crianças possuam um novo futuro e construam uma nova nação, que se não livre de prática preconceituosa e racista, mas tolerante as questões da diversidade social, a que estamos constantemente expostos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Ivonildes da Silva Fonsecapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.subjectDiscriminaçãopt_BR
dc.titleRacismo, Preconceito e Discriminação: O papel dos(as) professores(as) na construção da autoestima de crianças negraspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Simone Pereira da Silva.pdfSimone Pereira da Silva364.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.