Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12124
Título: Ação antimicrobiana da farinha de banana verde sobre microrganismos presentes no biofilme dentário
Autor(es): Almeida, Bruno Barbosa
Palavras-chave: Microbiologia
Fitoterapia
Saúde Bucal
Data do documento: 17-Ago-2016
Resumo: Introdução: As plantas e seus frutos estão sendo muito utilizados para o tratamento de doenças infeciosas, a fim de diminuir as desvantagens trazidas pelo uso crônico de antimicrobianos. Objetivo: Avaliar o efeito antimicrobiano da farinha da banana verde (FBV) sobre cepas padronizadas dos microrganismos Candida albicans e tropicalis e Streptococcus mutans Metodologia: A FBV foi adquirida comercialmente. A Concentração Inibitória Mínima (CIM) foi verificada por meio da técnica de microdiluição seriada. Cada poço recebeu 100μL de Caldo Sabouraud-Dextrose (CSD) para fungos e de caldo Brain Heart Infusion (BHI) para bactéria. Em seguida foram inseridos 100μL de FBV. Utilizou-se a nistatina para os fungos e clorexidina o S. mutans como controle positivo. Depois foram colocados 100μL do inóculo previamente ajustado. Todo ensaio foi realizado em triplicata As placas foram incubadas em estufa bacteriológica a 37°C por 24 horas em aerobiose para os fungos e microaerobiose para bactéria. Então, realizou-se a leitura acrescentando o Trifenil Cloreto de Tetrazólio (TCT) a 1%. Para verificação da Concentração Bactericida Mínima (CBM) e Concentração Fungicida Mínima (BFM) foram retirados 20μL de poços previamente selecionados e colocados em placas de petri contendo ágar BHI e CSD, com incubação em estufa por 24horas a 37°C. Resultado: Não se observou efeito antifúngico, porém na concentração de 0,078mg/mL houve ação bactericida sobre Streptococcus mutans. Conclusão: A Farinha da Banana Verde apresentou ação antibacteriana contra o Streptococcus mutans.
Descrição: ALMEIDA, Bruno Barbosa.Ação antimicrobiana da farinha de banana verde sobre microrganismos presentes no biofilme dentário. . 2016. 22p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2016
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12124
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Bruno Barbosa Almeida.pdf660.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.