Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12152
Título: Estimativa da economia de água através do uso de aparelhos poupadores em instituição escolar de Itapetim-PE
Autor(es): Gomes, Gênnefy Priscilla Ferreira
Palavras-chave: Demanda
Água
Aparelhos Poupadores
Data do documento: 1-Nov-2016
Resumo: O uso desordenado da água e os baixos índices pluviométricos em várias regiões têm levado a escassez hídrica. Dessa forma, a melhor maneira de gerenciar a demanda é adotar alternativas que promovam uma maior conservação e uso sustentável da água, sejam elas tecnológicas, educacionais, econômicas ou institucionais. O exposto trabalho tem por finalidade demonstrar a economia de água gerada com a adoção de uma alternativa tecnológica numa Escola de Referência em Ensino Médio, por meio do uso de aparelhos poupadores de água – bacias sanitárias e torneiras –, já que a mesma passa por problemas devido ao tamanho do reservatório em relação ao número de usuários. Para a realização desse estudo, foram feitas entrevistas com os usuários, para, em seguida, estimar-se o consumo de água com os aparelhos da escola e, através de simulações, estimar o consumo com os aparelhos poupadores, possibilitando, desse modo, o conhecimento da economia hídrica com o uso da alternativa tecnológica. Os resultados mostram que a instalação dos aparelhos poupadores é uma medida viável, pois geraria uma economia de água de 50% (cinquenta por cento) em relação aos aparelhos atualmente utilizados. Por fim, conclui-se que o problema da escola não é só o tamanho do reservatório, mas sim, o desperdício de água por parte de alguns usuários e a falta da adoção de uma medida que busque o uso racional.
Descrição: GOMES, Gênnefy Priscilla Ferreira. Estimativa da economia de água através do uso de aparelhos poupadores em instituição escolar de Itapetim-PE. 2016. 28p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12152
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Gênnefy Priscilla Ferreira Gomes.pdf1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.