Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12161
Título: A ferramenta da perícia contábil nos julgamentos de fraudes e corrupções dentro das instituições governamentais.
Autor(es): Agostinho, Damiana
Palavras-chave: Perícia contábil
Laudo pericial contábil
Sentença judicial
Perícia judicial
Data do documento: 4-Nov-2016
Resumo: Com o aumento de crime no serviço público, a prova pericial tem destaque no ordenamento jurídico, notando sua importância na investigação de controvérsias quando exige do conhecimento técnico cientifico especializado. A perícia contábil é uma das especialidades da Ciência Contábil, usada para esclarecer questões que, por sua natureza, necessitam de competência técnica e científica. O presente estudo teve como objetivo analisar a utilização da ferramenta pericial na investigação e busca das provas periciais dentro de um processo judicial, através de pesquisa e análise de dados teóricos. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, com a finalidade de investigar as discussões abordada no tema. Como resultado a pesquisa mostrou que a ferramenta pericial é utilizada pelo poder judiciário, como base para esclarecimentos de controvérsias auxiliando o juiz na conclusão da sentença. Analisado também que é comum a fraude com os membros quem tem o poder de decisão, por causa do acumulo de cargos e funções com autoridade. Concluído ainda que para a perícia ser eficiente e eficaz em um processo judicial, é necessário enfrentar determinados aspectos processuais relativos ao domínio e ao entendimento quanto a produção da prova. Verificou-se ainda que a perícia contábil é indispensável no caso de haver litígios para ser julgado. Após analisar o laudo apresentado pelo instituto de criminalística no processo lava jato, pode-se afirmar que o mesmo é capaz de oferecer subsídios que atendem ao juiz no que trata de elementos necessários, dentro do exercício da Justiça, ou seja, os trabalhos contábeis periciais contribuem e auxiliam o magistrado no julgamento de processos de forma clara e concisa.
Descrição: AGOSTINHO, D. A ferramenta da perícia contábil nos julgamentos de fraudes e corrupções dentro das instituições governamentais. 2016. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12161
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Damiana Agostinho.pdfPDF - Damiana Agostinho1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.