Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12162
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Airla Cássia Xavier | - |
dc.date.accessioned | 2017-01-23T17:37:16Z | - |
dc.date.available | 2017-01-23T17:37:16Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-08 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12162 | - |
dc.description | SILVA, A. C. X, Nos embalos da literatura: Leitura e formação de leitores em uma turma do 2° ano do ensino médio. 2016. 109f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos Linguísticos e Literários)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Procurando pensar práticas de leitura que conjuguem a um só tempo saber e sabor, o presente trabalho resultou da nossa participação no projeto de extensão (PROBEX) “Um encontro, um texto: uma proposta de letramento literário em escolas do cariri paraibano e do moxotó pernambucano” sob as orientações de dois professores vinculados ao curso de Letras do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE), campus VI da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Assim como no referido projeto, a partir da inquietação de que não é dada a atenção devida à leitura literária, surgiu o interesse em desenvolver esta pesquisa, cujos objetivos são contribuir para a implantação de ações que visem à formação crítica-perceptiva daqueles envolvidos no processo; apresentar práticas de leitura alternativas em espaços escolares de modo que fomente o gosto pela leitura literária, como também, mostrar os relatos e discussões a respeito destas práticas. O ingresso da literatura nas escolas nem sempre acontece satisfatoriamente, pois muitas de suas vivências e concepções a respeito do seu papel caem em ações equivocadas. Por isso, consideramos pertinente refletir acerca do espaço da leitura literária e das práticas de leitura desenvolvidas no interior de uma dada escola e, com isso, trazer a possibilidade de formular e reformular suas práticas de leitura literária. A experiência que segue versa sobre a realização da oficina “Do primeiro beijo à descoberta do amor”, em uma turma do 2º ano do ensino médio, que resultou do trabalho com cinco contos cujo enredo tinha no amor o mote principal, levando a uma discussão que faz parte do universo dos alunos, aproveitando os conhecimentos que os mesmos já dispunham a respeito da temática posta pelos contos. Na produção das oficinas, bem como nos procedimentos utilizados em sala de aula, valemo-nos das orientações teórico-metodológicas de Cosson (2006; 2014), Cândido (2004), Silva (2009), dentre outros estudiosos que procuram pensar a leitura literária como um componente imprescindível na formação humana do sujeito. Serviram-nos de guia didático-pedagógico os documentos oficiais da educação brasileira, como os Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio (2000) e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2008). A experiência na referida pesquisa se revelou significativa não só para nós como, sobretudo, para os alunos que dela participaram. Além disso, foi-nos possível comprovar que o espaço da sala de aula ainda pode se tornar locus prazeroso para a formação de leitores a partir de uma perspectiva segundo a qual saber e sabor estão amalgamados. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Marcelo Medeiros Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura literária | pt_BR |
dc.subject | Práticas de leitura | pt_BR |
dc.subject | Formação de leitores | pt_BR |
dc.title | Nos embalos da literatura: Leitura e formação de leitores em uma turma do 2° ano do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | VI - ELL - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Airla Cássia Xavier Silva.pdf | PDF - Airla Cássia Xavier Silva | 240.07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.