Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12162
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Airla Cássia Xavier-
dc.date.accessioned2017-01-23T17:37:16Z-
dc.date.available2017-01-23T17:37:16Z-
dc.date.issued2016-07-08-
dc.identifier.otherCDD 372.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12162-
dc.descriptionSILVA, A. C. X, Nos embalos da literatura: Leitura e formação de leitores em uma turma do 2° ano do ensino médio. 2016. 109f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos Linguísticos e Literários)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.pt_BR
dc.description.abstractProcurando pensar práticas de leitura que conjuguem a um só tempo saber e sabor, o presente trabalho resultou da nossa participação no projeto de extensão (PROBEX) “Um encontro, um texto: uma proposta de letramento literário em escolas do cariri paraibano e do moxotó pernambucano” sob as orientações de dois professores vinculados ao curso de Letras do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE), campus VI da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Assim como no referido projeto, a partir da inquietação de que não é dada a atenção devida à leitura literária, surgiu o interesse em desenvolver esta pesquisa, cujos objetivos são contribuir para a implantação de ações que visem à formação crítica-perceptiva daqueles envolvidos no processo; apresentar práticas de leitura alternativas em espaços escolares de modo que fomente o gosto pela leitura literária, como também, mostrar os relatos e discussões a respeito destas práticas. O ingresso da literatura nas escolas nem sempre acontece satisfatoriamente, pois muitas de suas vivências e concepções a respeito do seu papel caem em ações equivocadas. Por isso, consideramos pertinente refletir acerca do espaço da leitura literária e das práticas de leitura desenvolvidas no interior de uma dada escola e, com isso, trazer a possibilidade de formular e reformular suas práticas de leitura literária. A experiência que segue versa sobre a realização da oficina “Do primeiro beijo à descoberta do amor”, em uma turma do 2º ano do ensino médio, que resultou do trabalho com cinco contos cujo enredo tinha no amor o mote principal, levando a uma discussão que faz parte do universo dos alunos, aproveitando os conhecimentos que os mesmos já dispunham a respeito da temática posta pelos contos. Na produção das oficinas, bem como nos procedimentos utilizados em sala de aula, valemo-nos das orientações teórico-metodológicas de Cosson (2006; 2014), Cândido (2004), Silva (2009), dentre outros estudiosos que procuram pensar a leitura literária como um componente imprescindível na formação humana do sujeito. Serviram-nos de guia didático-pedagógico os documentos oficiais da educação brasileira, como os Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio (2000) e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2008). A experiência na referida pesquisa se revelou significativa não só para nós como, sobretudo, para os alunos que dela participaram. Além disso, foi-nos possível comprovar que o espaço da sala de aula ainda pode se tornar locus prazeroso para a formação de leitores a partir de uma perspectiva segundo a qual saber e sabor estão amalgamados.pt_BR
dc.description.sponsorshipMarcelo Medeiros Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectPráticas de leiturapt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.titleNos embalos da literatura: Leitura e formação de leitores em uma turma do 2° ano do ensino médiopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:VI - ELL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Airla Cássia Xavier Silva.pdfPDF - Airla Cássia Xavier Silva240.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.