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dc.contributor.authorRibeiro, Natássia Thais do Nascimento-
dc.date.accessioned2017-01-23T18:24:52Z-
dc.date.available2017-01-23T18:24:52Z-
dc.date.issued2016-03-21-
dc.identifier.otherCDD 808.52-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12163-
dc.descriptionRIBEIRO, N. T. N. Oralidade em livros didáticos de língua portuguesa: uma questão pouco orientada. 2014. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos Linguísticos e Literários )- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve como principal objetivo observar se os LDLP, avaliados e distribuídos pelo PNLD 2012, supostamente sintonizados com “virada pragmática no ensino de língua materna” (RANGEL, 2001, p. 8), trazem um trabalho com a oralidade mais voltado para os usos reais da língua. Para tanto, lançamos mão das contribuições de Soares (2002), Bunzen (2009), Marcuschi (2005), Leal et. al. (2012), entre outros. Nossa metodologia partiu de atividades centradas na pesquisa bibliográfica, com corpus previamente definido, buscando realizar a análise a partir de uma visão quantitativa e ao mesmo tempo Interpretativista dos dados. Iniciamos pelo exame das resenhas presentes no Guia do PNLD acerca dos manuais didáticos selecionados. Finalizada esta etapa, realizamos a análise das coleções escolhidas, a fim de obtermos dados mais detalhados no tangente ao trabalho com a oralidade proposto por estes manuais. Após a realização destes procedimentos, concluímos que, com relação à primeira coleção avaliada, intitulada Português – contexto, interlocução e sentido (ABAURRE, ABAURRE e PONTARA, 2008), não apresentou um trabalho com estes conteúdos que possa ser considerado de grande valia no que concerne ao que vem sendo discutido pelos estudiosos linguístas acerca do ensino de oralidade. No que tange à segunda coleção analisada, Português Linguagens (CEREJA E MAGALHÃES, 2010), percebemos uma maior preocupação em trabalhar com a oralidade, ainda que com pouca frequência, uma vez que nela predominou a abordagem de produções escritas, porém, as produções envolvendo gêneros orais eram melhores orientadas em relação à primeira coleção. Entendemos, contudo, que, mesmo havendo um avanço, como constatamos, ele ainda é muito tímido a julgar pelas inúmeras e contínuas discussões suscitadas acerca do ensino de oralidade e, mais, especificamente, acerca da forma como ela é trabalhada nos LD, principais suportes da prática docente.pt_BR
dc.description.sponsorshipPaulo Vinícius Ávila Nóbregapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectGuia do PNLDpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didáticopt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.titleOralidade em livros didáticos de língua portuguesa: uma questão pouco orientadapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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