Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12165
Título: Estereótipos culturais e a representação do mexicano em contextos fílmicos
Autor(es): Feitosa, Tatiana Felix
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem da língua espanhola
Cultura mexicana
Espanhol-Língua Estrangeira (E-LE)
Estereótipos culturais
Cinema
Produção cinematográfica
Data do documento: 10-Nov-2014
Resumo: A cultura é um dos principais elementos de identificação dos sujeitos com determinada comunidade linguística. Dessa forma, ao aprendermos uma Língua Estrangeira (LE) faz-se necessário conhecermos a cultura do Outro, pois a falta desse conhecimento pode fomentar o desenvolvimento e a fossilização de estereótipos negativos e, portanto, prejudiciais ao processo de ensino-aprendizagem. Por isso, é desejável que o professor medeie um ensino que provoque inquietações e mudanças na forma de compreender o mundo. Estas reflexões podem ser mediadas pelo cinema, um excelente recurso de promoção de conhecimentos, comportamentos e atitudes representadas em contextos verossímeis e sem manipulações com fins didáticos. Diante do exposto, esta pesquisa bibliográfica objetiva demostrar como o cinema pode ser um recurso vantajoso para o ensino de Espanhol – Língua Estrangeira (ELE), quando usado de maneira apropriada com vistas à reflexão. Após a discussão teórica, apresentamos propostas de encaminhamentos didáticos a partir da análise de algumas obras que retratam a cultura mexicana com alguns traços de estereótipos que podem dificultar a aquisição do (E-LE).
Descrição: FEITOSA, T. F. Estereótipos culturais e a representação do mexicano em contextos fílmicos. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos Linguísticos e Literários )- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12165
Aparece nas coleções:VI - ELL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tatiana Felix Feitosa.pdfPDF - Tatiana Felix Feitosa82.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.