Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12166
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLopes, Damião dos Santos-
dc.date.accessioned2017-01-23T19:13:24Z-
dc.date.available2017-01-23T19:13:24Z-
dc.date.issued2014-10-08-
dc.identifier.otherCDD 372.44-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12166-
dc.descriptionLOPES, D. S. Competência e habilidades leitoras em avaliações de larga escala: um estudo de caso. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos Linguísticos e Literários )- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo verificar a noção de leitura subjacente à Matriz de Referência da área Linguagem, Códigos e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), através da análise de competência, habilidades e questões de múltipla escolha, identificando se há correspondência entre os pressupostos teóricos desse documento e a materialidade linguística de algumas questões da edição de 2013 do exame. Dentre outros aspectos, este estudo aponta que o (ENEM) põe em prática o que está evidenciado na Matriz de referência, pois os resultados da análise revelam que há uma correspondência entre as questões do caderno de provas de 2013 e cada uma das habilidades analisadas e entre estas e a competência 7, visto que as questões exploram a compreensão textual para além da atividade de decodificação, a partir de uma diversidade de gêneros textuais pertencentes aos domínios discursivos relevantes para avaliarem se o candidato-participante consegue dar conta de outras estratégias cognitivas envolvidas no processo de leitura, como ativação de conhecimentos prévios, formulação e verificação de hipóteses, compreensão global, produção de inferências. Desse modo, constatamos que a concepção de leitura subjacente aos pressupostos do processo avaliativo (ENEM) tem fundamentos teóricos de base sociointercionista, cognitiva e discursiva, considerando a atividade de compreensão como processo colaborativo, dinâmico e processual, fruto da produção de sentidos construída na interação entre autor-texto-leitor.pt_BR
dc.description.sponsorshipFábio Marques de Souzapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectENEMpt_BR
dc.subjectHabilidades de leiturapt_BR
dc.subjectCompetência leitorapt_BR
dc.titleCompetência e habilidades leitoras em avaliações de larga escala: um estudo de casopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:VI - ELL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Damião dos Santos Lopes.pdfPDF - Damião dos Santos Lopes96.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.