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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12166
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lopes, Damião dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2017-01-23T19:13:24Z | - |
dc.date.available | 2017-01-23T19:13:24Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-08 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.44 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12166 | - |
dc.description | LOPES, D. S. Competência e habilidades leitoras em avaliações de larga escala: um estudo de caso. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos Linguísticos e Literários )- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo verificar a noção de leitura subjacente à Matriz de Referência da área Linguagem, Códigos e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), através da análise de competência, habilidades e questões de múltipla escolha, identificando se há correspondência entre os pressupostos teóricos desse documento e a materialidade linguística de algumas questões da edição de 2013 do exame. Dentre outros aspectos, este estudo aponta que o (ENEM) põe em prática o que está evidenciado na Matriz de referência, pois os resultados da análise revelam que há uma correspondência entre as questões do caderno de provas de 2013 e cada uma das habilidades analisadas e entre estas e a competência 7, visto que as questões exploram a compreensão textual para além da atividade de decodificação, a partir de uma diversidade de gêneros textuais pertencentes aos domínios discursivos relevantes para avaliarem se o candidato-participante consegue dar conta de outras estratégias cognitivas envolvidas no processo de leitura, como ativação de conhecimentos prévios, formulação e verificação de hipóteses, compreensão global, produção de inferências. Desse modo, constatamos que a concepção de leitura subjacente aos pressupostos do processo avaliativo (ENEM) tem fundamentos teóricos de base sociointercionista, cognitiva e discursiva, considerando a atividade de compreensão como processo colaborativo, dinâmico e processual, fruto da produção de sentidos construída na interação entre autor-texto-leitor. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Fábio Marques de Souza | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | ENEM | pt_BR |
dc.subject | Habilidades de leitura | pt_BR |
dc.subject | Competência leitora | pt_BR |
dc.title | Competência e habilidades leitoras em avaliações de larga escala: um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | VI - ELL - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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