Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12177
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Avanay Samara do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2017-01-31T17:53:13Z | - |
dc.date.available | 2017-01-31T17:53:13Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12177 | - |
dc.description | SANTOS, A. S. do N. Vozes e projeto político pedagógico: a temática étinco-racial no curso de Pedagogia/UEPB. 2015. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo apresentar a atuação do Curso de Pedagogia do Centro de Humanidade no campo da Educação para Relações Etnico-raciais contemplando a Formação Docente e a Lei 10.639/03. Como procedimento metodológico a pesquisa teve como suporte os pressupostos teóricos da história e cultura na voz de autores cuja linha de pensamento se relaciona, em especial, com a educação para Relações Etnico-raciais e a Formação Docente, foco deste estudo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e na coleta de dados foi adotado o instrumento do questionário com perguntas abertas e fechadas aplicado aos alunos e as alunas concluintes do curso de Pedagogia realizado na Universidade Estadual da Paraíba, Campus III e a análise documental. Os dados analisados foram as respostas contidas no questionário e a apreciação documental que teve o Projeto Político Pedagógico-PPP, como objeto. Os resultados estão evidenciando o quanto é importante numa sociedade multicultural a construção de uma educação que socialize e enfatize a valorização da cultura afrodescendente nas escolas e a proposta deve estar contida no PPP, que deverá ter aberto o caminho para a sua reformulação, uma vez que se nutre da dinâmica social. Dessa forma, o Curso de Pedagogia está em sintonia com a solicitação social no que diz respeito a atender ao trabalho com a temática étnico-racial, todavia identificou-se um isolamento das disciplinas com conteúdos do campo afro-brasileiro e uma carência desses estudos em outras disciplinas, sobretudo as que tem vinculação direta com o segmento infantil. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Ivonildes da Silva Fonseca | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação-racial | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Projeto Político Pedagógico | pt_BR |
dc.title | Vozes e projeto político pedagógico: a temática étinco-racial no curso de Pedagogia/UEPB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | III - EEREI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Avanay Samara do Nascimento Santos.pdf | Avanay Samara do Nascimento Santos | 771.89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.