Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12178
Título: Educação escolar quilombola: um olhar sobre a implementação das diretrizes da educação quilombola e suas implicações no currículo da E.M.E.F. Firmo Santino da Silva
Autor(es): Conceição, Lucineide Inácio da
Palavras-chave: Educação quilombola
Currículo
Diretrizes
Contexto Sociocultural
Data do documento: 2015
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar quais estratégias são utilizadas pelos educadores para a implementação das Diretrizes da Educação Quilombola e suas implicações no currículo da Escola Firmo Santino da Silva localizada na Comunidade Caiana dos Crioulos (PB). Desse modo foi trazido para a discussão a Educação Escolar, Educação Étnico-racial e a Educação Quilombola, a fim de compreender o processo de construção social e político da Educação Quilombola em seu espaço de luta e vivência. Assim, foram apresentadas as políticas educacionais referente à Educação Quilombola, das quais representam as conquistas desse processo educacional e a implantação da Diretrizes Curriculares quilombola no currículo da escola, localizada na Comunidade Caiana dos Crioulos, no município de Alagoa Grande-PB. E com enfoque o estudo aqui apresentado é fruto da pesquisa qualitativa realizada através do grupo focal com os professores da escola. E de levantamento bibliográfico buscando como suporte teórico, autores da área, além de artigos. Constatou-se, portanto, que a Educação Quilombola tem um papel fundamental na construção social e política dos educandos, visto ainda como uma política educacional, oriunda das lutas do movimento negro carrega em si não apenas um contexto de práticas educativas, mas um elemento que representa os saberes do espaço físico e social chamado Quilombo.
Descrição: CONCEIÇÃO, L. I. da. Educação escolar quilombola: um olhar sobre a implementação das diretrizes da educação quilombola e suas implicações no currículo da E.M.E.F. Firmo Santino da Silva. 2015. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12178
Aparece nas coleções:III - EEREI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucineide Inácio da Conceição.pdfLucineide Inácio da Conceição1.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.