Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12185
Título: Práticas docentes de alfabetização e letramento desenvolvidas nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Muniz, Eliete de Oliveira Costa
Palavras-chave: Alfabetização
Letramento
Professor
Leitura
Escrita
Data do documento: 2016
Resumo: A alfabetização e o letramento são dois termos distintos, porém, inseparáveis no processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, o presente tema surgiu a partir das inquietações sobre como se desenvolve a alfabetização e o letramento nos anos iniciais do ensino fundamental. A referida pesquisa teve como objetivo identificar as práticas dos professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental, para assim, averiguar como acontece a aquisição da leitura e escrita pelas crianças em processo de aprendizagem. Inicialmente apresentaremos discussões acerca do histórico do processo de construção da escrita, fundamentados em Cagliari (2009), Oliveira (2009). Em seguida partiremos para, Alfabetização: processo de aquisição da leitura e escrita. Logo procuramos embasamento teórico em Ferreiro (2010), Silva (1994). Posteriormente para fundamentar nossa pesquisa caminhamos sobre o conceito de alfabetização e letramento, assim recorremos às contribuições de Soares (2010), Ferreiro (2010). Num quarto momento discutimos sobre concepções e teorias que sustentam a prática do professor, com embasamento em BRASIL/MEC/PROFA, (2001), BRASIL/MEC/PNAIC (2015). Para a concretização deste trabalho utilizamos como procedimentos metodológicos a pesquisa de campo, bibliográfica e documental. Os resultados desta pesquisa apontam que a alfabetização e o letramento ainda não são vistos pela maioria dos docentes como dois termos imprescindíveis no processo das aprendizagens de alfabetização, apesar de haver um déficit de leitura e escrita na maioria das escolas, nós identificamos que os professores da instituição analisada compreendem que para existir uma educação de qualidade a leitura e a escrita devem ser exploradas em conjunto.
Descrição: MUNIZ, E. de O. C. Práticas docentes de alfabetização e letramento desenvolvidas nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12185
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eliete de Oliveira Costa Muniz.pdfEliete de Oliveira Costa Muniz676.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.