Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12189
Título: Racismo no cotidiano escolar
Autor(es): Melo, Severino Vicente de
Palavras-chave: Racismo
Preconceito - discriminação
Escola
Data do documento: 2015
Resumo: O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de campo que tem como objetivo o estudo do racismo no espaço escolar, observando os efeitos da discriminação racial; bem como analisar como essas crianças, que vivem em um contexto fortemente marcado pela exclusão social e racial, se relacionam e convivem no cotidiano de uma escola pública, no município de Pirpirituba/PB. Em vista da implementação da Lei 10.639/03, que versa pela representação da cultura e história da África e do Afro-brasileiro, como forma de desmistificar a imagem do negro que há muito tempo foi marginalizada em nossa sociedade. Assim, para composição bibliográfica deste trabalho foram necessários estudar autores como MUNANGA (2005; 2012), SILVA (1998; 2005), GOMES (2003), CAVALLEIRO (1998), dentre outros, que trataram da temática em questão. Utilizamos como instrumento de pesquisa a observação, as amostras, gráficos e tabelas para análise dos dados, pois o trabalho foi pensado tendo em vista o acompanhamento dos alunos no convívio social, em suas relações étnico-raciais no espaço escolar.
Descrição: MELO, S. V. de. Racismo no cotidiano escolar. 2015. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12189
Aparece nas coleções:III - EEREI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Severino Vicente de Melo.pdfSeverino Vicente de Melo1.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.