Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12190
Título: Lavrador de Café: a representação artística dos povos negros
Autor(es): Neves, Isa Tânia Azevedo das
Palavras-chave: Cândido Portinari
Trabalhadores de café
Preocupação social
Data do documento: 2015
Resumo: O objetivo principal dessa pesquisa é objetivo geral analisar a obra Lavradora de café (1934) de Cândido Portinari com ênfase na representação artística dos aspectos étnico-racial. Durante a construção desta pesquisa percebi a necessidade de inserir a diversidade cultural com abordagem central nas relações étnico-raciais no processo educativo, investigando a maneira as considerações feitas através da obra o lavrador de café de Cândido Portinari, atentando para a Lei 10.639 que obriga e designa que é preciso inclusão da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística, Literatura e História do Brasil nos currículos escolares a obrigatoriedade da presença, de forma transversal, de conteúdos relacionados à história da África e à Cultura afro-brasileira. Por tanto fundamentada na necessidade de aprofundar estas questões, a pesquisa se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, histórico social, fazendo deste trabalho uma pesquisa bibliográfica. Assuntos que envolvessem o tema e autores que ajudassem à construção do conhecimento inerente a história do negro na cultura do café na relação direta deste personagem com a obra, pois são por meio dele que Portinari demonstra uma preocupação social.
Descrição: NEVES, I. T. A. das. Lavrador de Café: a representação artística dos povos negros. 2015. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12190
Aparece nas coleções:III - EEREI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Isa Tânia Azevedo das Neves.pdfIsa Tânia Azevedo das Neves1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.