Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12192
Título: Heranças africanas nas brincadeiras de criança: a importância da ludicidade na educação infantil
Autor(es): Barbosa, Rejane Dias
Palavras-chave: Heranças africanas
Brincadeiras de criança
Educação infantil
Data do documento: 2015
Resumo: A presente monografia estuda a importância da ludicidade influenciada pelas heranças africanas, trazendo um breve histórico sobre a situação do negro no Brasil, desde o período de colonial até os dias atuais, promovendo uma discussão acerca dos caminhos a serem seguidos para a promoção de um resgate histórico da importância do negro nas brincadeiras de criança. Num segundo momento a pesquisa trata das contribuições dos principais teóricos que discorrem sobre a temática. O foco principal dessa pesquisa é analisar a importância das brincadeiras na educação infantil, bem como a influência africana nestas brincadeiras que são reproduzidas por muitas crianças e professores da educação infantil, visando contribuir para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico baseada nas contribuições de: Wallon(1994), Piaget(2005 – 1995 – 1986 – 1991 – 1973 – 1971), Vygotsky( 1991 – 1988 – 1984), Freyre(1900 – 1987) e Cascudo(1988), entre outros. O referido estudo corrobora para um processo de construção e valorização da identidade cultural do negro, bem como, para a compreensão da importância do brincar para a construção do conhecimento. Ao fim da pesquisa, percebe-se que o desconhecimento dos brinquedos de origem africana anteriores ao século XIX dificulta o reconhecimento da influência negra nas brincadeiras de criança, sendo necessário e urgente o aprofundamento das pesquisas sobre o tema proposto.
Descrição: BARBOSA, R. D. Heranças africanas nas brincadeiras de criança: a importância da ludicidade na educação infantil. 2015. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12192
Aparece nas coleções:III - EEREI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rejane Dias Barbosa.pdfRejane Dias Barbosa372.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.