Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12196
Título: Compartilhando vivências: entre práticas racistas, naturalização e combate ao racismo
Autor(es): Silva, Marizete Rodrigues da
Palavras-chave: Racismo
Escola
Educação Étnico-racial
Data do documento: 2015
Resumo: Este trabalho teve com principal objetivo verificar se havia práticas racistas no cotidiano de uma escola municipal no Estado Paraibano, e, em existindo, verificar que ações afirmativas estão sendo realizadas para combater essa prática. Desse modo com a finalidade de conhecer a relação das professoras, do gestor e demais funcionários com os alunos, bem como compreender o conceito de racismo a partir da contribuição de alguns autores/as, foram aplicados 06 questionários contendo questões objetivas sobre o conhecimento da lei 10.639/03, a atuação do gestor na escola e a prática das professoras na sala de aula.A natureza da pesquisa foi bibliográfica e na metodologia optamos pela histórico-cultural. Portanto, concluiu-se que para combater o racismo na escola será necessário realizar um trabalho coletivo e participativo envolvendo a comunidade escolar, família e poder público De igual importância nota-se a necessidade de formação continuada, à luz da Lei 10.639/03, aos professores/as e gestor/a. Assim procedendo teremos uma educação voltada aos interesses das crianças, sobretudo das que sofrem o racismo.
Descrição: SILVA, M. R. da. Compartilhando vivências: entre práticas racistas, naturalização e combate ao racismo. 2015. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico-racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12196
Aparece nas coleções:III - EEREI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marizete Rodrigues da Silva.pdfMarizete Rodrigues da Silva434.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.