Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12197
Título: Relações étnico-raciais no cotidiano da escola: "Alegria de aprender" - Cuitegi/PB
Autor(es): Silva, Valter do Nascimento da
Palavras-chave: Cotidiano escolar
Relações étnico-raciais
Docentes
Discentes
Data do documento: 2015
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar as relações étnico-raciais no cotidiano escolar da “Escola Alegria de Aprender”, trata-se de uma instituição da educação básica e integra a rede pública de ensino da cidade de Cuitegi, Estado da Paraíba. Nele analisamos as relações no tocante ao ensino-aprendizagem, a relação entre professores (as) e alunos (as), como se dão as relações frente ao ensino-aprendizagem, as práticas que envolvem o contato direto entre alunos (as) negros (as) e seus professores (as), também discutimos se no espaço escolar, é aplicada a Lei 10.639/03. Como metodologia da pesquisa, recorremos a autores que trabalham com a temática, tais como Munanga (2005), Cavalleiro (1998), Gomes (2005), Heller (2002), entre outros. Ainda entrevistamos professores/as da referida escola. Outra ferramenta de pesquisa utilizada foram as observações diárias feitas no cotidiano da escola. Por fim, trazemos neste TCC informações da escola observada, mostrando que a mesma se destaca diante das propostas curriculares referentes ao ensino da história/cultura da África e dos afro-brasileiros, buscando sempre dar visibilidade a criança negra e, dessa forma, quebrando com os estereótipos presentes na sociedade brasileira.
Descrição: SILVA, V. do N. da. Relações étnico-raciais no cotidiano da escola: "Alegria de aprender" - Cuitegi/PB. 2015. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico-racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12197
Aparece nas coleções:III - EEREI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valter do Nascimento da Silva.pdfValter do Nascimento da Silva1.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.