Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12198
Título: Educação infantil e preconceito: construção da identidade negra a partir da história e cultura afro-brasileira
Autor(es): Alves, Maria Betânia de Lima
Palavras-chave: Criança negra
Educação infantil
Preconceito
Identidade
Data do documento: 2015
Resumo: Esta monografia tem como finalidade apresentar o tratamento dado às crianças negras em uma creche pública no município de Guarabira. Para desenvolver o trabalho, foi feito a pesquisa bibliográfica e de campo. Na parte bibliográfica, optouse por autores que contempla a criança negra, a exemplo de Cavalheiro (1980), Gomes (2001), Lopes (2005). Na pesquisa de campo, aplicou-se 4 questionários com perguntas referentes à atuação das monitoras. Na análise, ficou ressaltado que a temática étnico-racial está distante das suas ações cotidianas, consequentemente a Lei 10.639/03 não tem aplicabilidade.
Descrição: ALVES, M. B. de L. Educação infantil e preconceito: construção da identidade negra a partir da história e cultura afro-brasileira. 2015. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico-racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12198
Aparece nas coleções:III - EEREI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Betania de Lima Alves.pdfMaria Betania de Lima Alves485.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.