Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12199
Título: Práticas racistas em sala de aula: ocorrências e propostas de superação
Autor(es): Gondim, Vanise de Oliveira
Palavras-chave: Racismo na escola
Infância-racismo
Racismo
Data do documento: 2015
Resumo: Esta monografia apresentada como Trabalho de Conclusão de Curso é fruto de uma pesquisa bibliográfica e de observações em salas de aulas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, espaços das minhas vivências enquanto professora. Após diversas observações de episódios racistas no ambiente educativo, pude constatar a sua ocorrência reiterada, apesar da temática étnico-racial está sendo trabalhada por alguns professores e professoras nos componentes curriculares. Diante do que convivi, ficou fortalecida a motivação para a abordagem da temática. Assim, a pesquisa teve natureza qualitativa e a desenvolvemos utilizando as técnicas de observação orientadas por leituras específicas a exemplo de Andrade (2001); publicações oficiais do Ministério da Educação (2004); Cavalleiro ( 2001) e Cruz (1989). Com esta pesquisa, deixo a minha afirmação sobre o conhecimento insuficiente da Lei 10.639/03 que instituiu a obrigatoriedade do ensino da História da África e da cultura afro-brasileira no currículo escolar das instituições públicas e privadas.
Descrição: Gondim, V. de O. Práticas racistas em sala de aula: ocorrências e propostas de superação. 2015. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico-racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12199
Aparece nas coleções:III - EEREI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanise de Oliveira Gondim.pdfVanise de Oliveira Gondim376.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.