Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12200
Título: As relações étnico raciais na pré-escola: o respeito às diferenças
Autor(es): Irineu, Angela Mérici Vasconcelos
Palavras-chave: Identidade
Educação étnico racial
Prática pedagógica
Data do documento: 2015
Resumo: Esta monografia mostra a importância das relações étnico racial na escola, mais precisamente nas séries iniciais, fazendo uma discussão em volta dos possíveis caminhos para uma construção de identidade alicerçada nos princípios das etnias contidas em qualquer ambiente social e em especial na escola. Por tanto, foi desenvolvido um trabalho acerca das ações que envolvem as relações étnicas raciais de trabalho acerca das ações que envolvem as relações étnicas raciais de acordo com a lei 10.639/2003 que torna obrigatório o ensino da disciplina de História e cultura Afro brasileira na Educação Básica. O ponto principal foi o levantamento das representações e reações diante de narrativas de histórias que trazem ilustrações positivas do negro, sobre a identidade racial, sendo desenvolvidas observações, entrevistas e atividades relacionadas ao tema na Escola Municipal de ensino Fundamental Regina Alves Ribeiro na zona rural do município de Pilõezinhos/PB. O presente trabalho mostra uma reflexão e análise acerca do preconceito racial através da obra literária Menina Bonita do Laço de Fita, possibilitando aos educandos uma aprendizagem voltado para o respeito às etnias e ao próximo. Possui um embasamento teórico de CARONE (2002); FREIRE (2002); GOMES (2008); SERRANO (2007); MUNANGA (2005).
Descrição: IRINEU, A. M. V. As relações étnico raciais na pré-escola: o respeito às diferenças. 2015. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico-racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12200
Aparece nas coleções:III - EEREI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Angela Mérici Vasconcelos Irineu.pdfAngela Mérici Vasconcelos Irineu68.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.