Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12230
Título: A pessoa idosa e o estilo de vida saudável
Autor(es): Pinheiro, Daniella Oliveira
Palavras-chave: Idoso
Saúde do idoso
Vida saudável
Estilo de vida
Data do documento: 3-Dez-2015
Resumo: Considerando a necessidade de melhores condições de saúde não apenas às gerações futuras, mas à atual demanda idosa do país, o presente estudo objetiva identificar a compreensão do idoso sobre estilo de vida saudável. Trata-se de um recorte da pesquisa “Saúde Mental em Idosos de Campina Grande – PB”, realizada entre 2011 e 2012, com 65 pessoas de idade igual ou superior a 60 anos, selecionadas por conveniência, que passaram no Mini Exame do Estado Mental (MEEM) e aceitaram participar da pesquisa. Para coleta de dados utilizou-se um questionário sociodemográfico e uma entrevista semiestruturada com questões relacionadas ao estilo de vida. Para a análise dos dados Sociodemográficos foi realizada estatística descritiva (frequência absoluta, frequência relativa, média e amplitude) com auxílio do software IBM SPSS versão 15.1. As entrevistas foram registradas, transcritas na íntegra e analisadas por meio da análise categorial temática (Bauer, 2002). Participaram idosos de ambos os sexos, sendo 60% (n=39) mulheres, com média de idade de 71,45 anos; 44,6% (n=29) são casados ou vivem com um companheiro; 35,4% (n=23) possuem o nível fundamental I. A concepção dos idosos acerca de um estilo de vida saudável gerou as categorias: Bem estar; Apoio Social; Assistência à saúde; Cuidados com a alimentação; Prática de atividade física; Manter integridade e Dificuldades enfrentadas para adoção de um estilo de vida saudável. Pressupõe-se que a organização de ações e estratégias locais aliadas aos serviços de saúde possibilitem ganhos no estilo de vida da população idosa, bem como possibilidades de melhores padrões que a contemplem.
Descrição: PINHEIRO, D. O. A pessoa idosa e o estilo de vida saudável. 2015. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12230
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniella Oliveira Pinheiro.pdfPDF - Daniella Oliveira Pinheiro772.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.