Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12261
Título: Roda-roda periódico: Avaliação de um jogo didático para auxiliar os estudantes na aprendizagem de tabela periódica
Autor(es): Lima, José Djhonattas Firmino de Vasconcelos
Palavras-chave: Ensino de Química
Jogo didático
Tabela periódica
Recursos didáticos
Data do documento: 8-Nov-2016
Resumo: Os jogos têm atuado como recursos auxiliares de apoio ao Ensino de Química, que direciona as atividades em sala de aula de forma diferenciada das metodologias normalmente utilizadas nas escolas. Dessa forma, percebe-se que os jogos, têm sido cada vez mais utilizados nas escolas que enxergam a necessidade de trabalhar com uma abordagem de ensino construtivista. Os estudos tem revelado que o uso deste recurso propicia o prazer, o desafio e a curiosidade, além de promover o engajamento do aluno no processo ensino-aprendizagem e na construção de conceitos científicos. Neste sentido, o presente trabalho de pesquisa tem como objetivo construir e avaliar um jogo didático para auxiliar o estudo da tabela periódica, com alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Pedra Lavrada-PB. Trata-se de uma pesquisa-ação de natureza quali-quantitativa. O público alvo foram 40 alunos. Para a coleta dos dados, foi utilizado um questionário baseado na escala de likert contendo 6 itens. Os dados foram expressos em gráficos e em seguida analisados, articulando com os referenciais teóricos que tratam sobre o objeto em estudo. Os resultados revelam que os estudantes avaliaram de forma positiva a proposta lúdica trabalhada, afirmando que ela se apresentou como um recurso que contribuiu com o aprendizado da turma, despertando interesse e motivação. É perceptível que grande parte da turma avaliou positivamente as regras do jogo, como também afirmaram que os conceitos foram trabalhados em articulação com situações do cotidiano.
Descrição: LIMA, J. D. F. de V. Roda-roda periódico: Avaliação de um jogo didático para auxiliar os estudantes na aprendizagem de tabela periódica. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12261
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Djhonattas Firmino de Vasconcelos Lima.pdfPDF - José Djhonattas Firmino de Vasconcelos Lima687.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.