Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12303
Título: Literatura e sociedade: os Bruzundangas e a sátira de Lima Barreto
Autor(es): Santos, Ednaldo Ferreira dos
Palavras-chave: Literatura
Sociedade
Sátira
Política
Data do documento: 2016
Resumo: O presente artigo tem como objetivo discutir a relação literatura e sociedade como fonte de discussão social. Para efeito de discussão e análise observamos como questões referentes à sociedade brasileira do século XIX e XX estão representadas na obra Os Bruzundangas de Lima Barreto, que nos oportuniza uma leitura comparativa de duas realidades brasileira: um passado colonial e um presente democrático. Neste sentido, este estudo foi possível constatar que a obra literária Os Bruzundangas é uma literatura de denúncia das desigualdades sociais, dos preconceitos que retratam aspectos mais populares da sociedade e da construção de um projeto de país utópico. Como aportes teóricos utilizamos Candido (2006), Bosi (2006), Coutinho (1994), dentre outros como fundamentos para entendermos a relação entre sociedade e literatura numa perspectiva de ver na escrita de Lima Barreto a Crítica Social sobre as questões postas na obra Os Bruzundangas. Portanto, este trabalho trouxe uma grande contribuição para o campo da literatura, em especial para o estudo da análise literária em aproximar o leitor da realidade do Brasil, objetivando a busca de caminhos, consequentemente a criação de uma identidade própria que seja capaz de refletir a sua maturidade e autonomia, sem esquecer suas origens na literatura portuguesa, sem fugir das correntes literárias estrangeiras. Assim, possamos transpor os obstáculos sem ficar preso a uma cultura europeia e aprender a valorizar verdadeiramente as obras nacionais que tanto tem feito para reconhecimento da nossa nacionalidade.
Descrição: SANTOS, E. F. dos. Literatura e sociedade: os Bruzundangas e a sátira de Lima Barreto. 2016. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12303
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ednaldo Ferreira dos Santos.pdfEdnaldo Ferreira dos Santos633.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.